Cotidiano

Mercedes Unimog demonstra força puxando vagões

INFOCHPDPICT000060976223RIO – O Unimog, caminhão topa-tudo da Mercedes, ganhou uma versão ?locomotiva?. Chamado de U423, esse halterofilista mecânico tem motor a diesel de 231cv e capacidade para rebocar mil toneladas (!).

As quatro rodas têm pneus especiais para tracionar o Unimog sobre os trilhos, em bitola padrão de 1.435mm. A transmissão com conversor hidráulico ajuda no serviço. Há ainda rodas de trem retráteis para manter o veículo na linha.

O modelo foi projetado para fazer a manutenção de estradas de ferro ou servir como reboque de locomotivas e bondes. Pode ter vários tipos de acessórios, além de um sistema de freios de vagões ferroviários para até 52 eixos. E mais: esse Unimog pode ser operado até por controle remoto!

ORIGEM RURAL

O Unimog (acrônimo de Universal-Motor-Gërat, ou máquina motorizada de uso universal) é um filho da Segunda Guerra. Foi concebido em 1945 pelo engenheiro alemão Albert Friedrich, como um misto de trator e caminhão agrícola. Equipado com mecânica Mercedes-Benz, começou a ser produzido em 1946, inicialmente pela empresa Erhard und Söhne e depois pela Boehringer. Era tão bom que foi assumido pela própria Daimler-Benz, em junho de 1951. Desde então, o modelo fora de estrada cresceu, já teve diversas séries e ganhou fama mundial.

CEM TONELADAS

Enquanto isso, na Suíça, a Land Rover, pôs um Discovery Sport para puxar três vagões de luxo, num total de cem toneladas. Tudo para promover o motor Ingenium turbodiesel, de 2,0 litros, 180cv de potência e 43,8kgfm de torque. O utilitário estava adaptado com rodas de trem e outros implementos para puxar os vagões.