Política

Mercedes dará continuidade às ações do Programa Cidade Empreendedora

Junto com o Sebrae/PR, município prevê cursos, capacitações e implantação de novidades que visam melhorar o ambiente de negócios

Mercedes dará continuidade às ações do Programa Cidade Empreendedora

 

 

Com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de implantação de políticas públicas que auxiliam no desenvolvimento do ambiente de negócios local, o município de Mercedes, região oeste paranaense, reforçou a parceria com o Sebrae/PR para manter as ações previstas no Programa Cidade Empreendedora. O município já participa do Programa desde 2017 e a renovação marca uma nova etapa para Mercedes.

“Ainda estamos sofrendo com as restrições sanitárias e, por isso, não estamos conseguindo trabalhar do jeito que planejamos. Mas, com a vacinação, esperamos que em breve possamos retomar as nossas vidas, trazendo cursos, oficinas e outras iniciativas. Além disso, temos vários projetos em andamento, sendo que um deles é a implantação do SUSAF, o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte no Município em parceria com o Sebrae”, destaca o secretário de desenvolvimento econômico, trabalho e emprego de Mercedes, Roberto Kinast.

Com a renovação do Programa Cidade Empreendedora, Mercedes também reafirma o compromisso com a Educação Empreendedora, visto que o Programa prevê o ensino da disciplina de empreendedorismo para os alunos da rede municipal de ensino.

“A educação está passando por um processo de reinvenção constante. Temos certeza de que precisamos incentivar cada vez mais nossos alunos e professores a vivenciar experiências que podem trazer aprendizados além da sala de aula. Com a disciplina, as crianças são estimuladas a ter ideias cada vez mais criativas, visões estratégicas, autoconfiança e acima de tudo persistência e planejamento para suas ações”, indica a secretária de educação e cultura do município de Mercedes, Juciane Brum.

De acordo com dados do IBGE, Mercedes tem 5.046 habitantes. Desde o início das ações do Programa, o município já obteve avançou em diversas frentes, principalmente no que diz respeito à atuação da Sala do Empreendedor, que recebeu o Selo Ouro por três anos consecutivos, revelando excelência em pilares como gestão; soluções ofertadas ao microempreendedor e qualidade no atendimento.

“A cidade tem uma veia empreendedora evidente. Nas escolas, o ensino do empreendedorismo trabalha as competências empreendedoras com as crianças desde cedo; a Sala do Empreendedor é atuante e percebemos o constante apoio recebido pelo poder público. Por esse motivo, vamos continuar trabalhando e reunindo o comitê gestor com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios da cidade como um todo”, conclui a consultora do Sebrae/PR, Angélica Weirich.

O novo contrato do Programa Cidade Empreendedora tem validade por mais quatro anos e terá como base as temáticas de liderança, compras públicas, desburocratização, educação empreendedora e fortalecimento da Sala do Empreendedor. Atualmente, a cidade conta com 550 microempreendedores individuais ativos, segundo o Portal do Empreendedor.