Cotidiano

Mercedes Benz demite 370 funcionários em São Bernardo

SÃO PAULO ? A Mercedes Benz informou que demitiu nesta quarta-feira cerca de 370 empregados da planta de São Bernardo do Campo. A decisão ocorreu ao final do prazo de um Programa de Demissão Voluntária (PDV), encerrado ao meio-dia de hoje, e que teve adesão de 1.047 colaboradores. A meta da empresa, porém, era de ter a adesão de 1,4 mil funcionários.

?Após o término do programa e devido à necessidade de reduzir o seu quadro de pessoal em pelo menos 1.400 pessoas, a empresa confirma o encerramento do contrato de trabalho de cerca de 370 colaboradores que estavam em licença remunerada desde fevereiro deste ano por falta de atividade de trabalho?, disse a montadora em nota.

No início de agosto, a Mercedes informou que diante da baixa demanda por caminhões e ônibus a fábrica estava com um excedente de 2,5 mil funcionários. Trabalham na unidade 9,8 mil pessoas. A produção foi suspensa no meio do mês e, depois da intensificação das negociações com o sindicato dos metalúrgicos, a empresa decidiu, no dia 24 de agosto, abrir o novo PDV ao invés de cortar empregados.

Entre os benefícios concedidos a quem aderisse ao programa estava um bônus de R$ 100 mil, que não será pago aos 370 demitidos hoje.

Em nota, a Mercedes informou ainda que ?aproximadamente 300 empregados, que estavam em licença remunerada, serão chamados de volta ao trabalho em razão de adesão interna ao PDV?. E complementou que ?considerando o atingimento da redução necessária, a Mercedes Benz confirma o compromisso acordado em conceder estabilidade no emprego até dezembro de 2017 para os seus colaboradores na planta de São Bernardo?.

Na terça-feira o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC disse que iniciaria nesta quinta-feira um processo de ?mobilização contra as demissões? na Mercedes. Segundo Aroaldo Oliveira da Silva, vice-presidente do Sindicato, desde que foi iniciado o processo de negociação entre os sindicalistas e a empresa, no mês de julho, mais de 1,6 mil trabalhadores saíram da empresa voluntariamente.

? O primeiro PDV teve 638 adesões. Agora foram pouco mais de 1 mil. Do excedente apontado pela fábrica, grande parte já foi resolvido. Vamos insistir para que ela agora leve em conta o impacto social das demissões e opte por resolver o restante via lay off (suspensão de contrato) ou qualquer outra ferramenta que preserve os empregos ? disse ele na véspera das novas demissões.