Cotidiano

Mercados temem vitória de Trump e apresentam em queda expressiva

A grande chance de Donald Trump ser o novo presidente dos Estados Unidos provocou temor nas principais bolsas na Ásia e na Europa nesta quarta-feira. A Bolsa de Tóquio encerrou o dia com baixa de 5,36%, com índice Nikkei registrando perda de 919,84 pontos. Hong Kong perdia 2,3%, Xangai, 0,7%, Sidney, 2,4%, Seul, 2,8%, Cingapura, 1,4%, e Mumbai, 6%.

O Ministério de Finança e o Banco do Japão marcaram uma reunião de urgência para analisar a situação dos mercados diante da possível de vitória de Trump. Os Estados Unidos representam um mercado essencial para muitas empresas japonesas, que há meses vem sofrendo com um iene em alta.

A perspectiva do empresário Donald Trump assumir o comando da maior economia do mundo preocupa investidores porque o republicano é visto sem experiência política e considerado imprevisível.

A Bolsa de Londres recuava 4,44% no mercado a termo, horas antes da abertura do pregão, acompanhando a tendência geral.

Entretanto, o preço do ouro subiu 5,4% nos mercados da Ásia, chegando a US$ 1.337,38. Os investidores também se precipitaram para o mercado da dívida: o rendimento dos bônus do Tesouro americano a 10 anos retrocedeu a 1,729%, contra 1,867% horas antes.