Cotidiano

Mercados chineses recuam pressionados por incertezas econômicas

XANGAI e TÓQUIO – As bolsas chinesas recuaram nesta terça-feira com os investidores preocupados de que a recuperação no setor imobiliário esteja perdendo força, ampliando as incertezas sobre o cenário econômico. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,42%, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,24%. O subíndice imobiliário do SSEC caiu 0,7%. Os operadores também observavam com nervosismo o enfraquecimento do yuan, que rompeu um importante nível psicológico na segunda-feira.

Embora a China tenha registrado crescimento econômico ligeiramente mais forte do que o esperado no segundo trimestre, os ganhos dependeram amplamente da atividade mais forte da construção, alimentada pelo boom imobiliário e por uma onda de construção de infraestrutura do governo.

A maioria dos mercados no restante da Ásia também caiu, uma vez que as perdas no petróleo contiveram o entusiasmo com novas máximas recordes em Wall Street, levando os investidores a realizarem lucros após ganhos recentes.

Já o índice japonês Nikkei fechou em alta, com os mercados reabrindo após feriado na segunda-feira e respondendo ao yuan mais fraco. A Bolsa japonesa avançou 1,37%, a 16.723 pontos.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,60%; Seul teve desvalorização de 0,21%; Taiwan registrou alta de 0,30%; Cingapura desvalorizou-se 0,31%; e Sydney recuou 0,13%.