Economia

Mercado internacional é oportunidade de negócios para empresas de todos os portes

O mercado internacional é uma excelente oportunidade para a competitividade

Curitiba – O mercado internacional é uma excelente oportunidade para a competitividade e para a sustentação das empresas e, independente do porte, todas devem enxergar a internacionalização como perspectiva de negócios. A afirmação é do gerente executivo de Relações Institucionais e Internacionais do Sistema Fiep, Reinaldo Tockus, que participou esta semana do Encontro “Internacionalização como estratégia para a retomada do crescimento: um panorama dos negócios paranaenses no comércio exterior”.

O evento, realizado em ambiente virtual, foi uma iniciativa do Sistema Fiep, por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios) e do World Trade Center Curitiba, em parceria com o Sebrae Paraná e a Invest Paraná, agência de atração de investimentos do governo do Estado. A proposta foi avaliar a internacionalização como estratégia para a retomada do crescimento pós-pandemia.

“A internacionalização ganhou muita força na pandemia. Imaginávamos, em março, que teríamos um impacto duplo no mercado interno e internacional, mas percebemos que o movimento no comércio internacional não só se manteve como aumentou”, disse Tockus.

Segundo ele, 2020 vem registrando o maior volume de emissão de certificados de origem da história. “Batemos todos os recordes de maio para cá”, informou. O documento é exigido no processo de exportação para que o importador tenha acesso à isenção de impostos e a Fiep é o maior emissor de certificados de origem do Paraná.

Para Tockus, o aquecimento do mercado internacional de certa forma compensou a quase estagnação percebida em alguns setores internamente, o que prova que apostar no mercado externo é estratégico. “As pequenas empresas acreditam que a exportação não é para elas, mas isso é um equívoco. Basta produzir com qualidade”, esclareceu.

Ele informou que o Centro Internacional de Negócios tem uma gama de serviços e uma equipe especializada para dar todo o suporte que as empresas necessitam em seu processo de internacionalização.

A oportunidade que vem com a crise

O assessor da diretoria do Sebrae Paraná, Ricardo Dellamea, alertou para a lacuna de fornecimento que deve haver por parte dos países asiáticos por conta da pandemia: “Isso vai impactar o mercado mundial como um todo, que é dependente do mercado asiático para se abastecer”.

O lado bom, segundo ele, é que esse cenário abre uma perspectiva para empresas brasileiras se inserirem neste mercado global. “Isso é muito viável. Portanto, é importante ficarem alertas”, frisou.

Para Dellamea, a busca pelo mercado externo faz com que as empresas tenham uma melhora significativa porque acabam tendo que aprimorar produtos, processos e investir em inteligência de mercado. “Tudo isso vai gerando melhores condições de competitividade”.

Por essa razão, segundo ele, o Sebrae enxerga a internacionalização como uma estratégia de competitividade para micros e pequenas empresas. “O importante é a empresa identificar em que nichos de mercado ela tem vantagens competitivas e onde teria melhores condições de dar certo”, acrescentou.