Cotidiano

Mercado imobiliário vive pior fase desde 2004, aponta estudo

SAO PAULO – O mercado imobiliário passa pela sua pior fase desde 2004. A conclusão é de novo estudo que mapeia o segmento, feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Abrainc, associação que representa as incorporadoras imobiliárias. O setor está sendo impactado diretamente pela queda da demanda, recuo na confiança do consumidor, juros altos e baixo volume de concessão de crédito.

? Há uma queda assustadora na demanda ? salientou Eduardo Zylberstajn, coordenador da Fipe.

Ele explicou que o material, chamado de Radar, leva em consideração 12 indicadores públicos, como dados do Banco Central, do IBGE e da própria Fipe. Entre esses dados públicos estão juros, emprego, preço dos imóveis, PIB.

? Seis destes 12 estão em seu pior nível desde 2004, que é o início da série histórica. Todos eles são relacionados à demanda ? disse Zylberstajn.

A Fipe calcula notas (na qual 0 significa nível insatisfatorio, 5 é neutro, e 10 é muito satisfatório) para cada um dos indicadores. E também faz a média de nota para o setor como um todo.

Até maio deste ano a nota atribuída para o mercado imobiliário é de 2,5, bem abaixo dos 4,0 de 2015. O melhor ano de toda a série é o de 2013, com nota de 7,4.

Renato Ventura, vice-presidente da Abrainc, afirmou que ainda não há expectativa de melhora no setor. Mas pontua que já há um início de melhoria da confiança do consumidor e também do empresário. Segundo ele, não dá para falar em reversão do cenário ainda.