Cotidiano

Mercado financeiro chinês tem pior dia em seis semanas

PEQUIM e TÓQUIO – As bolsas chinesas fecharam com queda nesta quarta-feira, com os principais índices sofrendo as piores perdas diárias em seis semanas, depois que investidores optara por vender seus papéis diante de preocupações de que mudanças regulatórias estariam a caminho.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 1,57%, enquanto o índice de Xangai recuou 1,94%. Ambos chegaram a ter perdas de 3% durante a sessão.

Analistas citaram uma reunião em Pequim na terça-feira na qual autoridades alertaram para bolhas de ativos, sem dar mais detalhes. Isso pareceu dar força a notícias de que reguladores estariam se preparando para restringir as compras de ações do setor de gestão de fundos para clientes individuais.

No restante do continente, os mercados chegaram perto da máxima de um ano, enquanto o iene recuou após o governo japonês anunciar um pacote de estímulo econômico maior do que o esperado.

Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 1,72%, a 16.664 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng subiu 0,40%; Seul teve desvalorização de 0,11%; Taiwan registrou alta de 0,43%; Cingapura valorizou-se 0,27%; e Sydney avançou 0,04%.