Cotidiano

Mercado é aberto ao público no Vinhos de Portugal no Rio

RIO – Foi dada a largada do Vinhos de Portugal no Rio, que nesta terceira edição acontece no Casa Shopping, na Barra. De hoje até domingo, os cariocas têm mais de 400 rótulos para brindar, além de provas, harmonizações e cursos numa programação intensa em torno do mundo do vinho, numa realização do GLOBO e do jornal português “PÚBLICO”.

Na manhã desta sexta-feira, o Mercado de Vinhos foi aberto ao público. Os visitantes puderam conversar com os 66 produtores e trocar suas impressões sobre as castas tradicionais portuguesas, como Touriga Nacional, Trincadeira, Orinto, Alicante Bousche, Aragonez, entre tantas outras. Além, das provas, o bate-papo informal com o produtor agradou a chef Kaki Melo, que aproveitou para fazer perguntas.

“Não conhecia os moscatéis de Setúbal e foi bom estar frente a frente com os produtores. O evento mostra a diversidade dos vinhos portugueses e nos ajuda a aprender”, elogiou a chef.

O jornalista Pedro Garcias, do “PÚBLICO”, abriu a sessão de provas orientadas, falando sobre os grandes tintos portugueses. Com o auditório cheio, ele falou para uma plateia interessada. Douro, Alentejo e Porto, regiões de tradição vinícola, despertaram a atenção dos enófilos.

“Os brasileiros estão a cada dia mais focados em aprender sobre o vinho. E as provas despertam a curiosidade de se descobrir na origem. Muitos dos que participam acabando visitando as adegas depois”, observa Garcias.

Para o aposentado Manoel Carvalho, o Vinhos de Portugal no Rio já é um evento fixo no calendário do carioca.

“Desde a primeira edição, estou participando. Ainda há muito o que aprender e a cada ano trazem novidades”, elogia Carvalho.

O evento é uma realização do GLOBO e do jornal português “PÚBLICO”, com patrocínio do Senac, do Casa Shopping e da Deli Delícia e parceria do Vinhos de Portugal.