Cotidiano

Mentirômetro de Trump: Presidente fez declarações falsas em todos os 33 dias de governo

WASHINGTON ? Não houve nem mesmo um dia em que o presidente Donald Trump, desde que tomou posse nos EUA, não tenha feito uma declaração falsa. É o que diz um levantamente do jornal ?Washington Post?, que checa as informações ditas pelo republicano no início do seu mandato. Em média, foram quatro mentiras por dia que o novo presidente contou desde 20 de janeiro.

Já no seu primeiro dia, o presidente estreou com sete declarações falsas. E, em 18 dias deste período, ele usou diariamente pelo menos quatro informações que induzem ao erro.

A pesquisa do ?Post? indica que o republicano não mudou o padrão da sua campanha presidencial, repleta de imprecisões e informações falsas. Na corrida eleitoral, o jornal julgou que quase dois terços das suas declarações eram total e completamente falsa ? para a sua ex-rival democrata, Hillary Clinton, o mesmo índice era de 14%.

O presidente Trump, por sua vez, trava uma árdua batalha contra a imprensa, a quem chama publicamente ? no palanque ou nos seus tuítes ? de desonesta, mentirosa e manipuladora. Em uma pesquisa da ?Fox News? deste mês, 45% das pessoas disseram que confiam mais no governo do republicano do que nos veículos de comunicação. Enquanto isso, 42% disseram que preferem confiar na mídia.

No fim de semana passado, por exemplo, Trump citou um ataque terrorista inexistente na Suécia para argumentar contra a recepção de refugiados. Algumas semanas antes, sua assessora, Kellyanne Conway, disse que o governo estava citando ?fatos alternativos? ao ser questionada sobre as aparentes mentiras do porta-voz de Trump, Sean Spicer.