Cotidiano

Menino de 12 anos recebe nariz novo que cresceu em sua testa

RIO – O indiano Arun Patel ficou com o nariz desfigurado devido a uma pneumonia quando era bebê. A infecção corroeu as cartilagens, o que tornou inviável a cirurgia plástica. A solução encontrada pelos médicos foi substituir o nariz do menino por um outro que cresceu na testa do próprio paciente.

Dividido em quatro fases, o procedimento todo levou um ano, de acordo com informações da imprensa internacional. Hoje aos 12 anos, o morador do estado de Madhya Pradesh, na região central do país, já respira com o nariz novo.

Na primeira fase, os médicos inseriram um utensílio de silicone na testa do menino, para abrir espaço para o novo nariz. Também foi usado um composto químico para fazer os tecidos da testa se expandirem. Na segunda fase, cartilagem foi removida do peito de Arun e inserida na testa do paciente, onde permaneceu por três meses.

Na terceira etapa, os especialistas tiraram o nariz da testa e implantaram no rosto do jovem indiano. E, por fim, repararam o local da testa que estava abrigando o nariz.

Foi o fim de um drama que começou quando Arun ainda era um bebê. Seus pais o levaram a um médico para tratar a pneumonia que acometeu Arun pouco depois de o indiano nascer. Mas o tratamento só fez piorar a saúde dele, que perdeu o nariz após danos irreversíveis no tecido órgão.