Cotidiano

Meninas gastam 40% mais tempo que meninos em tarefas domésticas, diz Unicef

UNI133724.JPG

RIO ? A noção amplamente aceita de que meninas devem ajudar nos afazeres domésticos, mas meninos, não, é geradora de desigualdades de gênero desde os primeiros anos da infância. É isso o que aponta relatório divulgado nesta sexta-feira pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que mostra que garotas entre 5 e 14 anos despendem 40% mais tempo por dia em tarefas domésticas não-remuneradas que os garotos.

? A sobrecarga de trabalho doméstico começa nos primeiros anos da infância e se intensifica quando as meninas atingem a adolescência ? disse Anju Malhotra, responsável pelas políticas de gênero do Unicef. ? Como resultado, as garotas sacrificam oportunidades importantes para aprender, se desenvolver ou apenas curtir a infância. Essa distribuição desigual do trabalho entre crianças também perpetua estereótipos de gênero e a dupla jornada sobre mulheres e garotas através das gerações.

O estudo ?Harnessing the Power of Data for Girls? inclui as primeiras estimativas globais do tempo despendido por meninas e meninos em tarefas como cozinhar, limpar a casa, cuidar de membros da família e coletar água e lenha. Os dados mostram que a distribuição desproporcional do trabalho doméstico começa cedo: entre os 5 e 9 anos, as garotas gastam 30% mais tempo que os garotos, e a disparidade aumenta para mais de 50% entre 10 e 14 anos.

UN026595.jpg

O relatório destaca ainda que o trabalho das meninas é menos visível e geralmente subvalorizado. Muitas vezes, responsabilidades de adultos, como o cuidado de outros membros da família, incluindo outras crianças, são impostas às garotas. O tempo gasto em tarefas limita as possibilidades de brincar, socializar com amigos, estudas e, tão somente, ser criança. Em alguns países, a coleta de água e lenha coloca as meninas sob risco de violência sexual.

A situação é particularmente crítica em nações do Sudeste Asiático, Oriente Médio e Norte da África, onde garotas entre 10 e 14 anos gastam praticamente o dobro do tempo nas tarefas domésticas em comparação com os garotos. Os países que lideram esse ranking são Burkina Faso, Iêmen e Somália.

? Quantificar os desafios que as meninas enfrentam é o primeiro passo crítico em direção ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável na igualdade de gênero e na derrubada das barreiras que se impõem a 1,1 bilhão de garotas ? disse Attila Hancioglu, chefe da equipe de dados do Unicef.