Cotidiano

Menina que sofre da síndrome do ?homem-árvore? é operada com sucesso

BANGLADESH-HEALTH

DACA ? O hospital Medical College de Daca, capital de Bangladesh, informou nesta terça-feira que Sahana Khatun, de 10 anos, foi operada com sucesso. A menina sofre de Epidermodisplasia verruciforme, doença conhecida como ?síndrome do homem-árvore?, que provoca uma grande quantidade de verrugas que se parecem com os galhos de uma árvore.

links saude

? A operação foi um êxito. Retiramos as verrugas do rosto. Esperamos que ela possa sair do hospital dentro de duas semanas ? disse Samanta Lal Sen, responsável pela unidade de queimados e cirurgia plástica do hospital, em entrevista à AFP.

A síndrome do homem-árvore é extremamente rara. No mundo existem menos de dez casos conhecidos, entre eles o bangalês Abul Bajandar, de 27 anos. O caso de Sahana ainda está sendo estudado, mas se a doença for confirmada, ela será a primeira mulher do mundo diagnosticada com o problema.

64656246_TOPSHOTIn-this-photograph-taken-on-January-30-2017-Bangladeshi-pati.jpg

? Os médicos acreditam que Sahara se recuperará rapidamente. Espero poder levá-la para casa e que ela possa voltar para a escola ? disse o pai da menina, Mohammad Shahjahan.

O hospital onde Sahana foi operada é o mesmo onde Bajandar passou por ao menos 16 cirurgias no ano passado, para retirar verrugas nas mãos. A história do jovem comoveu o país e fez com que o governo promovesse tratamento gratuito, que também foi oferecido à Sahana.