Cotidiano

Menina de 8 anos sobrevive a 17 horas sob escombros na Itália

PESCARA DEL TRONTO, Itália ? Uma menina de 8 anos foi retirada com vida dos escombros após 17 horas de buscas na Itália. A região central do país foi atingida por um forte terremoto, de magnitude 6,2, que destruiu prédios e matou ao menos 120 pessoas. Muitas pessoas ficaram feridas ou permanecem desaparecidas, enquanto equipes de resgate trabalham noite adentro.

A menina foi encontrada embaixo dos destroços na cidade de Pescara del Tronto. Esta é uma das três localidades mais devastadas pelos tremores da madrugada, junto com Amatrice e Accumoli.

Após o resgate da criança, duas mulheres saíram correndo pelas ruas. Elas gritavam para avisar a todos: “Ela está viva! Ela está viva!”.

Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do tremor foi localizado perto da cidade Nurcia, na região de Umbria, às 3h36m (horário local). Uma réplica de 5,5 graus atingiu a região uma hora depois do terremoto inicial.

mapa-terremoto-italia

Além de Umbria, o sismo causou danos nas áreas de Lazio e Marche, e foi sentido até na distante Nápoles, cidade portuária no Sul italiano. Os moradores de Roma, a cerca de 170 quilômetros de Nursia, foram acordados pelo abalo, com prédios tremendo por cerca de 20 segundos.ITALY-QUAKE_-G4G2SLQJU.1.jpg

O Exército foi mobilizado para ajudar com equipamentos pesados especiais, e o Tesouro italiano liberou ?? 235 milhões de fundos emergenciais. No Vaticano, o Papa Francisco cancelou parte de sua audiência geral para rezar pelas vítimas.

Após mais de 15 horas seguidas de buscas nas cidades mais afetadas, equipes de emergência lutam para encontrar os desaparecidos. Luzes especiais foram instaladas em Amatrice para facilitar as buscas nos escombros durante a noite. italialuzes