Cotidiano

Menina de 16 anos é detida na França por planejar atentado

France SecurityPARIS ? Uma menina francesa de 16 anos está na mira da Justiça por suspeita de planejar um ataque jihadista em mensagens no Telegram, informaram fontes judiciais. A adolescente, que não tem antecedentes criminais, foi detida em sua casa na última quinta-feira durante uma operação policial antiterror perto de Paris.

Ela era administradora de um grupo no aplicativo, o mesmo usado por militantes do Estado Islâmico (EI) que degolaram um padre na Normandia no mês passado.

Segundo o jornal ?Le Parisien?, a detenção foi o resultado do acompanhamento pelos serviços de segurança de comportamentos suspeitos nas redes sociais.

?Ela enviou numerosas mensagens de propaganda do Estado Islâmico (EI) pedindo ataques, e ela também expressou sua própria intenção de agir?, afirmou uma fonte próxima à investigação à agência de notícias AFP.

As forças de segurança invadiram a casa de sua família em Melun, a sudeste de Paris, mas não encontrou explosivos ou armas de fogo no local.

De acordo com procurador-adjunto Laure Vermeersch, os investigadores disseram que a menina foi ?extremamente radicalizada?.