Esportes

Membro da delegação da Bielorrússia é banido da Paralimpíada

61380287_2016 Rio Paralympics - Opening ceremony - Maracana - Rio de Janeiro Brazil - 07-09-2016 Ath.jpgRIO ? O Comitê Paralímpico Internacional (CPI) anunciou que revogou nesta quinta-feira a credencial de um membro da delegação de Bielorrússia por um “protesto político” contra a decisão de excluir a Rússia dos Jogos Rio-2016, e alertou que haverá consequências caso esta postura continuar. LINKS PARALIMPÍADA 08-09

O homem ? identificado pela mídia russa como Andrei Fomochkin, diretor do centro republicano de treinamento olímpico para atletas na Bielorrússia ? ergueu uma bandeira russa durante o desfile das delegações na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, na quarta-feira, no Maracanã.

“Mostrar uma bandeira de uma nação que não é uma bandeira de sua nação, mas uma bandeira de uma nação que não está aqui, sim, consideramos que é um protesto político”, disse Craig Spence, diretor de comunicações do CPI. “O protesto político não é permitido nos Jogos Paralímpicos. Se continuarem, vamos nos reunir novamente e decidir que ação tomar.”.

A delegação russa, segunda colocada no quadro de medalhas em Londres-2012, foi excluída dos Jogos Rio-2016 devido ao escândalo de doping com participação do Estado.

O dirigente banido foi saudado como herói por autoridades da Rússia e da Bielorrússia.

“Um herói surgiu entre nós”, disse a porta-voz do Ministério do Exterior russo, Maria Zakharova. “Ele mostrou solidariedade com pessoas que foram tratadas de maneira desumana em não poderem competir na Paralimpíada.”

Na Bielorrússia, o Ministério do Exterior também elogiou Fomochkin.

“Esta foi a coisa certa. Nosso esportista agiu de uma maneira séria e amistosa”, disse o secretário de comunicação da pasta, Dmitri Mironchik. “Se tivermos que responder a estes gestos, então iremos responder.”