Cotidiano

Melhorias no Zoo garantem maior conforto a animais e visitantes

Meio Ambiente esteve em pauta na manhã de hoje, durante a prestação de contas da Escola de Governo

O Zoológico Municipal ganhou destaque na manhã de hoje (30) durante a prestação de contas do secretário de Meio Ambiente, Juarez Berté, na segunda fase da Escola de Governo – Gestão Eficiente implantada pelo prefeito Leonaldo Paranhos, durante a qual foram explanadas as melhorias já realizadas nesses primeiros cinco meses de governo visando ao maior conforto dos visitantes e também dos animais, cumprindo acordo firmado com o Ministério Público Federal e o Ibama.

Foram reformadas, por exemplo, 500 metros de trilhas para facilitar o acesso e o deslocamento inclusive dos servidores que atuam no local devido ao uso constante e ao tempo, mas principalmente às raízes de arvores que causaram rachaduras nas trilhas, o que poderia até mesmo ocasionar acidentes aos visitantes e aos trabalhadores.

O tanque de tartarugas apresentava infiltrações na laje com perda de água e já foi reformado. Foi realizada poda no entorno externo e em andamento estão melhorias nas jaulas para proteger os animais do frio. Também faz parte do acordo MPF/Ibama a reforma dos portões de acesso visando impedir a entrada de animais domésticos e a saída de espécies silvestres.

No acordo está prevista também a construção de um portal de entrada no acesso principal e a reforma do cercado em todo perímetro externo com a substituição da cerca de alambrado por cerca tipo “palito”.

Limpeza urbana

A coleta domiciliar, segundo o secretário, ganhou incremento com 14 caminhões novos, que foram plotados no padrão do programa Cidade Limpa. A coleta seletiva também ganhou oito novos caminhões, que também serão identificados pelo programa. "Também houve aumento na área de coleta, uma vez que o prefeito tem a determinação de nos cobrar diariamente para manter a cidade limpa. Foram implantadas mudanças nos locais e três regiões já possuem coleta duas vezes por semana, ampliação gradativa da coleta seletiva. Também estamos ampliando a divulgação dos serviços para estimular as pessoas a separarem o lixo e fornecer com mais qualidade aos coletores".

O prefeito parabenizou a equipe da secretaria pelo trabalho vem realizando ao fim da apresentação, considerando que "temos que ter uma cidade bonita e limpa". Segundo Paranhos, nossa cidade tem uma estrutura importante e "é bom ressaltar que os trabalhos de melhorias não estão concentrados apenas no Centro, pois tínhamos alguns pontos de bairros e distritos que nunca haviam recebido ações de limpeza e de melhorias e, hoje, as pessoas nos encontram e reconhecem que a cidade está mais limpa e organizada em todos os lugares, então quero parabenizar a nossa equipe que está chegando em vários pontos da nossa cidade, assim como o avanço na geração de energia elétrica e na economia que estamos fazendo na coleta do lixo. É fazer mais com menos".

Aterro

No aterro sanitário, uma nova célula foi aberta. Foi licitada, no valor de R$ 179 mil a geomembrana de 15 mil m² que será instalada nos próximos dias.

Ainda no aterro, a Copel autorizou no fim de 2016 a operação do biogás. Hoje com capacidade total de 300 kWh, com operação de 120 kwh, 16 unidades consumidores estão recebendo créditos, gerando uma economia de R$ 28 mil ao mês ao Município.

Arborização

A cidade já recebeu o plantio de 291 mudas por meio do Disque Árvores e mais 680 novas mudas em replantio em fundos de vale, novos loteamentos e demais ações de educação ambiental, como nas realizadas na Sanga Caratuba e no Rio Cascavel recentemente e nas ações do Território I do Bairro Cascavel Velho e no Território II, do Bairro Interlagos.

Licenciamento ambiental

O setor de análises, vistorias e pareces de alvará registra uma média de 18 atendimentos ao público ao dia. De janeiro a maio, foram atendidos 1.478 pedidos de alvará, sendo que 72 estão em análise. São pedidos diversos, como emissão de licença ambiental, autorizações florestais (risco de queda), entre outros.

Fiscalização

O 156 da prefeitura registrou para o Meio Ambiente 1,2 mil pedidos no período para fiscalização que foram atendidos, sendo 698 somente para terrenos baldios irregulares, 80 por poluição sonora e perturbação do sossego, 298 por processos de regularização do IPTU e taxa do lixo, entre outros.

Sobre a Escola de Governo

Esta segunda etapa da Escola de Governo teve início no dia 8 de maio com a apresentação a Secretaria de Educação e, nela, os secretários precisam mostrar quais medidas foram tomadas para resolver os problemas registrados no início do governo.

Ao contrário da primeira etapa, quando a escola era realizada às segundas, quartas e sextas-feiras, nesta nova fase as apresentações ocorrem apenas às terças-feiras. Já detalharam as ações nesta segunda fase também o presidente da Fundetec e o secretário de Saúde, além do Meio Ambiente nesta manhã (30).

A escola de governo, como é tradição, foi transmitia ao vivo pelas redes sociais e o material completo apresentado pelo secretário Berté pode ser conferido neste link.

Escola de Governo – fase II – calendário**

Dia 06/06 – Esporte

Dia 13/06 – Assistência Social

Dia 20/06 – Cohavel

Dia 27/06 – Finanças