Esportes

Melhores campanhas fora da final

A criticada, mas empolgante, fórmula de disputa do Paranaense de Futebol 2018 deu novamente, ontem, mostras de ser emocionante. Times de melhor campanha na 1ª Taça, Atlético e Foz do Iguaçu foram eliminados na semifinal diante de seus torcedores por Rio Branco e Coritiba, respectivamente, que agora decidirão o título da primeira metade do campeonato e consequentemente o direito de disputar o título geral com o vencedor da 2ª Taça, que começara em março.

Em Curitiba, no jogo entre quem teve o melhor aproveitamento do campeonato e quem avançou à semifinal com campanha inferior a de equipes que ficaram de fora da fase eliminatória, a igualdade no placar prevaleceu durante os 90min, mesmo o Atlético tendo feito uma blitz no segundo tempo sobre o Rio Branco, que perdeu o atacante Tcharles expulso aos 32min da etapa final.

O mérito para o empate no tempo normal ficou com o goleiro Jhones, que segurou o ímpeto do Furacão e depois brilhou nos pênaltis. Ele defendeu a cobrança de Yago e depois viu Vitinho acertar a trave quando a série estava empatada em 5 a 5. Antes, o zagueiro Fernando Fernandes havia perdido sua cobrança para o Rio Branco. Depois, foi só o meia Marco Túlio fazer sua parte para garantir o time de Paranaguá na decisão, marcada para o próximo domingo, no Couto Pereira.

Deu Coxa em Foz

Em Foz do Iguaçu, casa da equipe dona da segunda melhor campanha da primeira metade do Paranaense 2018, o Azulão começou pressionando o Coxa e fez a alegria de seu torcedor logo aos 17min, com Luccas Brasil aproveitando jogada ensaiada na cobrança de escanteio batido por Paulinho na cabeça de Leandro Silva, que desviou para o artilheiro do Foz mergulhar para marcar. O Coritiba só chegou ao empate na etapa final, com Kady, aproveitando passe de calcanhar de Alecsandro, aos 13min. Com o 1 a 1 no placar no tempo normal, a vaga foi definida nos pênaltis. E nas cobranças alternadas os visitantes foram mais eficientes, com vitória por 4 a 2. O Foz começou parando no goleiro Wilson, que pegou a cobrança de Luccas Brasil. Depois, Leandro Silva e Matheus Olavo converteram para o Azulão, enquanto o Coritiba marcou com Kady, Iago e Julio Rusch. Na sequência, Marcelo Soares mandou por cima, e João Paulo garantiu o Coxa na final.