Economia

Melhoramento genético atenderá 4 mil animais/ano em Santa Helena

Melhoramento genético atenderá 4 mil animais/ano em Santa Helena

Produtores da região de Santa Helena que estão inseridos no programa de melhoramento genético devem fazer recadastramento na Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) e posteriormente na Secretaria de Agricultura. Esses produtores recebem incentivo para o melhoramento genético, que subsidia clínicas veterinárias a inseminar o gado leiteiro nas propriedades rurais de todo o Município.

No mês de janeiro foram inseminadas 364 vacas e emitidas 3.850 fichas que correspondem ao contingente anual de procedimentos.

O recadastramento servirá para identificar quantos animais cada produtor possui e, a partir desse levantamento, fornecer a quantidade exata de autorizações para inseminação, restando ao produtor somente o custo do sêmen utilizado. “Os produtores terão acesso aos incentivos para as inseminações e, além do gado existente, o produtor terá direito a mais um percentual de fichas para compensar as falhas que sempre acontecem”, afirma o secretário de Agricultura, José Carlos de Oliveira.