Cotidiano

Melhor remédio: conheça as propriedades dos alimentos funcionais

INFOCHPDPICT000059218291RIO? Se os alimentos funcionais tivessem uma bula, as seguintes ações estariam entre os seus efeitos: redução do risco de doenças crônicas degenerativas, proteção do corpo contra os radicais livres, melhora da qualidade do sono e desintoxicação. Quando consumidos regularmente, cúcurma, frutas vermelhas, canela e chia, entre muitos outros, podem atuar como poderosos medicamentos, segundo nutricionistas.

Patrícia Davidson, nutricionista especializada nesse tipo de alimento, afirma que a ingestão deles pode prevenir uma série de doenças.

? Os alimentos funcionais reduzem o risco de câncer, diabetes, hipertensão e Alzheimer ? diz.

A profissional explica, porém, que eles não fazem este trabalho de prevenção sozinhos:

? É necessário contribuir com um ambiente favorável. Fazer atividade física e evitar produtos alimentícios processados estão entre as medidas que devem ser adotadas.

Patrícia lembra que a reação de cada pessoa aos alimentos é diferente, e que, por isso, é bom contar com acompanhamento profissional. Ela relata, por exemplo, que as alergias respiratórias de alguns de seus pacientes melhoraram com a retirada do leite de vaca e de seus derivados do plano alimentar.

A nutricionista Beatriz Saramago destaca que os benefícios trazidos pela ingestão desses alimentos têm sido comprovados cientificamente. E que os estudos apontam que eles vão além das funções nutricionais básicas:

? Deve-se consumir vegetais, frutas e cereais integrais, visto que grande parte dos componentes ativos estudados é encontrada nesses alimentos ? resume.

Nadja Pimentel, chefe do Restaurante do Bem, em Ipanema, diz que segue à risca o conceito em sua cozinha. Ela conta que usa em suas receitas ingredientes funcionais que facilitem a digestão:

? Por meio dos temperos, das vitaminas e especiarias, a nossa comida oferece a funcionalidade digestiva, já que essa é a parte responsável pela absorção dos nutrientes. Tudo passa pela digestão.