Agronegócio

Melhor no atacado e no varejo

A C.Vale recebeu o prêmio de melhor empresa de atacado e varejo do Brasil. O troféu foi entregue ao presidente da cooperativa, Alfredo Lang, em solenidade realizada em São Paulo durante a 14ª edição do Prêmio Melhores do Agronegócio, promovido pela revista Globo Rural. Foi a terceira vez consecutiva que a C.Vale recebeu a premiação. A publicação homenageou os destaques de 20 segmentos do agronegócio brasileiro após a empresa de consultoria Serasa Experian analisar os dados de balanço contábil de 2017 das 500 maiores empresas do setor.

Na matéria em que conta a trajetória da C.Vale, a revista revela que a estratégia que alavancou a cooperativa foi a agroindustrialização. Esse processo começou com a produção de frangos, através da tecnologia pioneira da climatização de aviários. Depois, vieram investimentos na industrialização de mandioca, incentivos à produção de leite e suínos, e um sistema de integração para produção de tilápias. "A transformação da proteína vegetal em proteína animal gera mais oportunidades de negócio e renda para os associados, cria novos empregos e proporciona maior rentabilidade à cooperativa", disse Lang.

Classificação

No levantamento realizado pela Serasa Experian, a C.Vale aparece como a 23ª empresa do agronegócio brasileiro, com receita líquida de R$ 6,8 bilhões. Entre as empresas de capital nacional, a C.Vale é a 11ª maior do agronegócio. A cooperativa figura, também, como a 25ª maior do país em ativo total, a 32ª maior em patrimônio líquido e a 48ª maior em lucro líquido. Entre as empresas que atuam na região Sul do Brasil, a C.Vale é a quinta maior em receita líquida.