Cotidiano

Melania Trump teria plagiado discurso de Michelle Obama

CLEVELAND – O discurso na noite de segunda-feira de Melania Trump na Convenção Republicano tem duas passagens que coincidem, quase palavra por palavra, com o da atual primeira-dama, Michelle Obama, na Convenção Democrata de 2008.

No discuso de Melania Trump, em Cleveland, ela disse: “Desde muito jovem, meus pais me transmitiram os valores de trabalhar duro pelo que se quer na vida, de que sua palavra é um compromisso, de fazer o que diz e manter sua promessa, de tratar as pessoas com respeito. Me ensinaram e mostraram valores e moral em sua vida diária”.

No discurso de Michelle Obama, em 2008, em Denver, ela disse: “Eu e Barack fomos criados com os mesmos valores: como trabalhar duro pelo que se quer na vida, que sua palavra é seu compromisso, fazer o que diz que se vai fazer, tratar as pessoas com dignidade e respeito, mesmo que não as conheça e não esteja de acordo com elas”.

Em outro trecho com notáveis semelhanças, o discurso de Melania se refere aos esforços para passar esses valores ao seu filho.

“Temos que passar essas lições às muitas gerações adiantes”, disse. “Porque queremos que nossos filhos neste país saibam que o único limite de suas conquistas é o alcance de seus sonhos e a sua vontade de trabalhar duro por eles”.

No discurso da primeira-dama, em 2008, disse: “Barack e eu tratamos de construir vidas guiadas por estes valores e passá-los à geração seguinte, porque queremos que nossos filhos, e todos os filhos desta nação, saibam que o único limite ao tamanho de suas conquistas é o alcance de seus sonhos e sua vontade de trabalhar duro por eles”.

A campanha de Trump indicou em um comunicado a experiência de Melania Trump “como imigrante e seu amor pela América brilhou em seu discurso”. O comunicado não fez referência a Michelle.

“Ao escrever seu discurso, a equipe de Melania tomou notas sobre as inspirações de sua vida, e em alguns casos incluiu fragmentos que refletiam seus pensamentos”, disse o porta-voz de Trump Jason Miller.

A Casa Branca não respondeu de imediato os pedidos de comentários sobre o assunto.

Em uma entrevista à NBC News gravada antes de sua aparição na convenção e divulgada na internet na madrugada desta terça-feira, Melania disse sobre seu discurso: “Eu o escrevi”, e acrescentou que tinha tido “um pouco de ajuda”.