Cotidiano

Meirelles reforça que pacote econômico já reverte índices de confiança

SÃO PAULO – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse na noite desta quarta-feira que as primeiras medidas anunciadas pela nova equipe econômica já reverteram a queda dos índices de confiança do empresariado. Ele fez a abertura de um evento em São Paulo.

? Os índices de confiança já mostram uma ascensão pronunciada. A curva já se inverteu ? disse a uma plateia de empresários e políticos.

Além de empresarios, estavam na plateia que assistia ao ministro os ministros Gilberto Kassab e Geddel Vieira, além do ministro afastado e senador Romero Jucá. Meirelles repetiu o discurso sobre a importância de a equipe econômica ter o “diagnóstico” correto dos problemas para atacá-los de forma eficaz.

O primeiro gargalo identificado, lembrou, foi o “crescimento insustentável” do gasto público. Para corrigir a questão, a equipe elaborou a PEC que limita a elevação dos gastos à inflação do ano anterior.

? Então a despesa pública vai crescer zero em termos reais ? afirmou, acrescentando que nos últimos anos a elevação dos gastos foi de 6% acima da inflação.