Cotidiano

Meirelles promete redução gradual de carga tributária a empresários

BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou a uma plateia de cerca de 500 empresários reunidos no Palácio do Planalto nesta quinta-feira que o governo vai redefinir o papel do Estado na economia brasileira e dará um papel de destaque à iniciativa privada. Tanto ele quanto o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, reforçaram repetidas vezes que o governo pretende reduzir gradualmente a carga tributária à medida que conseguir alcançar o equilíbrio fiscal.

? Em última análise, não existe um recurso do governo, existe um recurso do contribuinte. Este governo encara isso com grande responsabilidade. No sentido de usá-lo bem e arrecadar apenas o necessário e, na medida em que o equilíbrio fiscal seja atendido, com uma carga tributária que seja gradualmente decrescida ? disse Meirelles.

No mesmo sentido, o ministro do Planejamento afirmou que, com a aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) que estabelece um teto para os gastos, a despesa total do governo vai recuar e abrirá espaço para uma redução da carga:

? Nos próximos anos teremos um movimento em sentido inverso. A despesa total do governo em relação ao PIB terá uma tendência de redução e não de crescimento. O que permitirá não só realização de resultados fiscais positivos como também abrirá espaço para redução da carga tributária ? afirmou Oliveira.

Meirelles citou as últimas ações anunciadas pelo governo para garantir aos empresários que os problemas fiscais do país estão sendo endereçados e afirmou que novas ações serão anunciadas para retomar a atividade econômica. Entre as medidas que já foram tomadas, o ministro destacou a PEC do teto para o gasto e a definição, também aos estados, que limitem suas despesas à inflação.

? Na medida em que essas propostas, seja o teto para o gasto público, sejam outras propostas, isso com o tempo vai gerar previsibilidade. Não são ações pontuais, todos os consumidores e analistas terão a capacidade de planejar. Todos nós sabemos que, para investir, para progredir, é necessário ter visão.