Cotidiano

Meirelles: partilha de multa da repatriação ajudará estados a pagar 13º salário

BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, nesta quarta-feira, que a decisão do governo de partilhar com os estados a multa arrecadada com o programa de repatriação vai ajudar no pagamento do 13o salário dos servidores públicos. Em acordo fechado ontem no Palácio do Planalto, o governo federal concordou em liberar R$ 5 bilhões da multa em troca de medidas de ajuste fiscal e apoio à fixação de um teto para os gastos públicos e à reforma da Previdência.

? Estamos repartindo um multa que vai viabilizar que muitos possam pagar seu 13o salários e cumprir seus compromissos de final de ano ? disse o ministro em entrevista ao Portal Planalto.

Segundo Meirelles, as ações de ajuste fiscal exigidas como contrapartida vão resolver a crise nas finanças estaduais e evitar que problemas como os de 2016 se repitam no futuro. O ministro ressaltou que a recessão econômica contribuiu para derrubar a arrecadação da União, estados e municípios e agravar o quadro fiscal.

? Um ajuste vai permitir que isso (crise fiscal) não ocorra no futuro e que haja crescimento, criação de empregos e queda da inflação.