Cotidiano

Meirelles: pacote de medidas microeconômicas será anunciado em breve

63287748_Brazil_27s Finance Minister Henrique Meirelles attends a lunch meet.jpgSÃO PAULO – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que o pacote de medidas microeconômicas que será anunciado nos próximos dias, após a aprovação da PEC que limita os gastos do governo no Senado, e terá como objetivo aumentar a produtividade de diversos setores. Ele afirmou que a própria limitação dos gastos do governo, que vinham crescendo muito em proporção do PIB, atingindo padrões insustentáveis, já aumentará a produtividade do país. O ministro participou em São Paulo do almoço de confraternização da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

mercado 1212

? Estamos caminhando para um equilíbrio da economia brasileira. Só que isso terá que ser complementado por uma série de medidas que aumentem a produtividade de diversos setores ? afirmou.

Ele não quis detalhar quais serão essas medidas, que ainda estão em discussão, mas afirmou que entre elas estão ações que facilitem a vida das empresas, como o registro de uma nova companhia até a racionalização de pagamento de impostos. O objetivo é tornar esses processos mais ágeis.

Meirelles disse que no pacote poderão ser incluídas medidas de estímulo ao crédito, mas não no sentido das que foram feitas no governo anterior, com subsídios e estímulos artificiais, que aumentaram o déficit público, mas não deram resultados.

? Isso criou um desequilíbrio na economia brasileira. A demora na retomada da economia não é por causa de um problema único. Existe mais de uma causa e uma delas são os incentivos dados para setores industriais, de aumentarem muito a sua capacidade acima de uma previsão realista do crescimento da demanda ? observou ele citando o exemplo da indústria automobilística.

Ele disse que as medidas estão sendo estudadas com muita calma para evitar ações que se tornem ineficazes ou até negativas. Meirelles afirmou que a Fazenda está trabalhando nelas, assim como o Planejamento e o Banco Central .

Perguntado se a velocidade de queda dos juros no país não está lenta, freando a busca por crédito, o ministro disse que com o tamanho da crise os bancos se precaveram contra inadimplência e não estão reduzindo os juros de acordo com a queda da demanda.

? Pelo contrário, aumentaram um pouco os spreads. Eu disse isso no almoço com os banqueiros. Houve uma queda no endividamento total das famílias, mas o comprometimento das despesas com pagamento de juros se manteve constante, ele não caiu ? afirmou.

No almoço, estavam presentes o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, Roberto Setubal, presidente do Itaú, além do presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Cafarelli e da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi. Também participou o presidente do Banco Central, Ilan Golfjan, e presidente da Febraban, Murilo Portugal.

Com essas ações microeconômicas, além da aprovação das medidas de ajuste fiscal, Meirelles acredita que é possível pensara voltar num crescimento da economia de 4% ao ano no futuro. Para 2017, ele avalia que no quarto trimestre a economia já terá crescido 2,8% em relação ao quarto trimestre de deste ano.