Cotidiano

Meirelles nega socorro financeiro ao Rio de Janeiro

WASHINGTON – Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, afirmou nesta sexta-feira em Washington, onde participa das reuniões do FMI e do Banco Mundial, que o governo não tem espaço para socorrer o Rio e nenhum outro estado. Ele afirmou que o governo não recebeu nenhum pedido de ajuda do governo e nem viu nenhuma proposta de socorro de R$ 14 bilhões, como chegou a ser noticiado.

? Portanto é importante que nós possamos fazer aquilo que está de acordo com as metas fixadas e não espaço para ajuda desta dimensão para os estados, particularmente para um estado específico que evidentemente é o caso de diversos outros estados. Existem situações muito difíceis e que também precisam, e aí nós entraríamos de novo nesta rota ? disse.

Ele afirmou que já recebeu pedidos de ajudas de governadores do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, mas que o que o governo pode fazer é colocar a economia nos trilhos para a arrecadação voltar a crescer, além de dividir parte da receita extraordinária que virá com a repatriação de capitais do exterior:

? O importante para os estados, em primeiro lugar é que na repatriação de capital que está ocorrendo, nós teremos uma parcela disso que vai para os estados, e isso vai ajudar bastante a situação dos estados. Então, é questão de aguardar mais algumas semanas e vermos exatamente ? sustentou o ministro.