Cotidiano

Meirelles espera aprovação da PEC do teto até o fim de novembro

BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse acreditar que a proposta de emenda constitucional (PEC) 241 seja aprovada definitivamente ainda nesta terça-feira pela Câmara dos Deputados e, já no próximo mês, em dois turnos no Senado Federal. A proposta estabelece um teto para os gastos públicos no país.

? Esperamos que até o final do próximo mês seja aprovado no segundo turno no Senado. Acho isso fundamental, porque a economia brasileira tem dado mostras de recuperação da confiança. Em alguns setores, recentemente (há) alguma preocupação em relação à retomada da atividade, a consolidação disso, principalmente no setor industrial, agora a aprovação da PEC sinaliza de fato a consolidação de uma rota ? disse Meirelles, minutos antes de o texto-base da PEC ser aprovada na Câmara, em evento na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em palestra durante o evento para lançamento da tradução do livro ?A firma, o mercado e o direito?, do prêmio Nobel de Economia Ronald H. Coase, Meirelles citou estratégias de nações que passaram por situações duras, mas que venceram guerras, como a Rússia ante a invasão napoleônica, que, inicialmente, resultou no esvaziamento no incêndio de Moscou:

? Destruição de Moscou não foi decidida naquele momento. O preço que estamos pagando é a recessão, a maior da história do país, com um número enorme de desempregos. Mas temos de aproveitar isso para ganhar a guerra, sem ter só o custo. Temos essa recessão, sim, ela já ocorreu, mas o importante é daqui pra sempre sairmos com país mais sólido e melhor.

Ele destacou ter visto variações de indicação de crescimento de 0,5% a 2% para 2017, mas considerou já um crescimento maior em 2018.

REUNIÃO COM AGÊNCIAS DE RATING

Meirelles esteve reunido com executivos da agência de rating Standard & Poor?s na manhã de hoje pela manhã, mas preferiu não apresentar expectativas com relação a eventual melhora da nota do Brasil.

? Eu não tento prever nem influenciar o trabalho da agência de rating. (?) Eu fico absolutamente tranquilo, esperando que no devido tempo, sim, o trabalho vai mostrar resultado e vai ser reconhecido por todos, inclusive pelas agências de rating ? disse Meirelles.

O ministro ressaltou que o prazo para regularizar ativos fora do país é dia 31, na segunda-feira. Segundo ele, os problemas em certos bancos já foram superados. Ele citou que o Banco do Brasil, que é público, está funcionando normalmente e aceitando processos de regularização:

? Alguns bancos tiveram alguma dificuldade, mas já estão de volta trabalhando fim de semana e hora extra.