Cotidiano

Meirelles: equilíbrio fiscal fará desemprego cair

62350447_BRASIL - Brasília - BSB - PA - 27-10-2016 - PA - O presidente Mich.jpgBRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira que o descontrole das contas públicas é responsável pela crise econômica, que aumentou o desemprego no país. Ao todo, 12 milhões de pessoas estão sem trabalho no Brasil. Em entrevista à ?Voz do Brasil?, da Empresa Brasileira de Educação, ele disse que a confiança já aumenta e economia deve voltar a crescer e a consequência disso será a queda do desemprego.

No entanto, questionado sobre quando a população poderia sentir isso, Meirelles não marcou uma data para a reação do emprego. Citou apenas alguns sinais de melhora e falou que a queda do desemprego deve ocorrer.

? Como consequência absolutamente natural e inevitável, vamos ter o crescimento do emprego. Isso vai ser numa escala crescente e, cada vez mais, a população vai sentir os efeitos disso não só no seu próprio emprego, mas como dos amigos do parentes e da sociedade como um todo ? previu o ministro.

Ele defendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos. O projeto deve ser lido amanhã na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado. Aí, passará a tramitar na Casa.

Henrique Meirelles disse que a PEC faz parte da estratégia do governo que é reformar para crescer.

? O Brasil precisa reformar a economia para que cresça e que possa gerar emprego, gerar renda para a população e baixar a inflação. Esse é o objetivo e é isso que se espera das medidas e das reformas que estão sendo feitas.

Ele também desmentiu que a PEC cortará recursos da saúde e educação. Disse que a proposta apenas estabelece o mínimo dos gastos e que esse mínimo crescerá.

? O Executivo e o Congresso ainda podem aprovar mais despesas para saúde e educação ? completou.