Cotidiano

Meirelles e Gilmar agradam a líderes do Congresso

Ministro da Fazenda teria apoio de PT, PSDB e PMDB; Cármen Lúcia e FHC também são lembrados para a sucessão de Temer, se ela ocorrer

Líderes políticos já iniciaram as negociações para a sucessão do atual presidente. No cenário de uma eleição indireta, ganham força neste momento os nomes do ministro Henrique Meirelles (Fazenda), Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A presidente do Supremo, Cármen Lúcia, enfrenta resitências dos parlamentares, responsáveis pela escolha no cenário de uma eleição indireta. No entender do Congresso, onde muitos integrantes são alvo de investigações, Cármen estaria muito identificada com a Operação Lava Jato.

A favor de Meirelles pesam os primeiros sinais de recuperação da economia e o bom trânsito com PT, PMDB e PSDB.  O atual ministro da Fazenda comandou o Banco Centrail nos dois mandatos de Lula na Presidência. Há, no entanto, o receio de que Meirelles seja citado em eventuais delações do doleiro Lúcio Funaro e do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 

Os congressistas também têm simpatia por Gilmar Mendes, principalmente após ele ter feito duras críticas à Lava Jato. O ministro do Supremo e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assumiria, se eleito, sob a condição de conduzir o País até as eleições presidenciais do ano que vem. Essa alternativa, porém, não agrada a setores do PT e de outros partidos de esquerda.