Cotidiano

Meirelles diz que definição sobre correção da tabela do IR sairá em fevereiro

DAVOS – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, nesta segunda-feira, que o governo ainda não bateu o martelo sobre a correção da tabela do Imposto de Renda (IR) a partir de 2017. Embora o Orçamento deste ano já tenha uma previsão de reajuste de 5% no IR das pessoas físicas, a equipe econômica ainda está avaliando o impacto que isso terá sobre as contas públicas diante do menor crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país). A projeção oficial da Fazenda é que o crescimento seja de 1%, mas os técnicos já admitem nos bastidores que esse número ficará mais próximo de 0,5%.

Segundo Meirelles, a definição sobre a tabela do IR será feita quando o governo divulgar o programa do Imposto de Renda de 2017 (ano-base 2016), em fevereiro:

? A decisão sobre a tabela do IR vai ser divulgada junto com o programa, na segunda quinzena de fevereiro.

ACORDO COM O RIO DEVE SER FECHADO SEMANA QUE VEM

O ministro também informou que o acordo de ajuda financeira ao Rio de Janeiro só deve ser fechado na próxima segunda-feira, dia 23 de janeiro. A intenção da Fazenda era conseguir fazer isso já na quinta-feira, tanto que Meirelles decidiu acelerar sua participação no Fórum Econômico Mundial de Davos e voltar ao Brasil na quarta-feira. No entanto, ele explicou que ainda há detalhes a serem tratados. E como é feriado no Rio na sexta-feira, a data foi transferida para segunda.

Meirelles disse que outros estados podem ter interesse em fazer acordo de ajuda financeira com a União e que a Fazenda está aberta a conversar. No entanto, ele destacou que acha pouco provável que esse tipo de acerto seja semelhante ao do Rio, pois ele prevê contrapartidas muito duras. O governo fluminense é o que está em pior situação entre os estados:

? O ajuste fiscal que o Rio se comprometeu a fazer e que esperamos fechar até o dia 23 é um processo duro. Não sei se existem outros estados que precisem ou que estejam dispostos a fazer isso ? disse ele. (*) Enviada Especial