Cotidiano

Meirelles diz que Brasil e Argentina querem ?recuperar tempo perdido?

BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta terça-feira que os governos de Brasil e Argentina decidiram “recuperar o tempo perdido” em suas relações de parceria. Entre os temas de relevância econômica tratadas entre os países estão comércio exterior, situação tributária e redução de barreiras não-tarifárias, como ambiental e fitossanitárias.

? O fato novo é que os dois governos resolveram de fato recuperar o tempo perdido e avançar em uma série de temas comuns aos dois países. No caso da Fazenda, estamos discutindo revisão da convenção para evitar a bitributação, que data já de muito tempo, e está desatualizada. Ambos concordamos que é necessário mudar e está avançando muito bem ? disse Meirelles.

Segundo o ministro brasileiro, foi discutida também a inclusão em um tratado internacional para evitar a erosão da base tributária. Também o tratamento igualitário da tributação de pessoas físicas brasileiras na Argentina também foi debatido entre as autoridades.

Segundo nota do Itamaraty, os dois presidentes também assinaram uma carta ao presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pedindo a realização de estudos sobre viabilidade de criação de uma agência para a convergência regulatória de Brasil e Argentina. Essa agência bilateral trataria da derrubadas de barreiras não-tarifárias no comércio entre os países.

Os presidentes tiveram como foco também a retomada do Mercosul, tanto no âmbito das relações internas do bloco, quanto na relação com outros de fora, principalmente a União Europeia e a Aliança do Pacífico – desta, destaque para o México.

Na visão do governo brasileiro, há uma clara convergência de posições e atitudes entre os presidentes Michel Temer e Maurício Macri que torna oportuna essa aproximação neste momento.