Cotidiano

Meirelles defende venda de terra para estrangeiros

NOVA YORK – Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, afirmou, nesta quarta-feira, em Nova York, que a PEC do teto de gastos ? que atrela o crescimento do orçamento à inflação, impedindo a alta de gastos ? não gerará ?excesso de arrocho?. O ministro afirmou, em entrevista coletiva, após almoço com investidores, que a situação dos estados vai se beneficiar com a melhora fiscal do governo, que vai fazer o país voltar a crescer, e que isso é melhor que novos socorros que piorem a situação fiscal brasileira. Questionado pelo projeto que libera a venda de terras brasileiras para estrangeiros, o Meirelles se declarou favorável:

? Esse assunto está em discussão, seja no Congresso, seja no governo, e nossa previsão é que esse assunto será objeto de uma decisão no Congresso Nacional. Temos uma posição de respeitar as decisões do Congresso. Esse é um assunto fundamental e nós achamos que de fato seria positivo se fosse aprovado, na medida em que aumenta o investimento no Brasil e a produtividade geral da economia.

Meirelles ainda afirmou que não teme uma eventual ata de juros pelo Banco Central americano, o Fed. Segundo ele, o Brasil está preparado para isso, que é algo normal, e não um choque.