Cotidiano

Meirelles cita Nelson Rodrigues e diz que nada é mais brutal do que o fato

Meirelles 5.jpgBRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou a parlamentares da Comissão Especial que analisa PEC do teto para os gastos que a intenção do governo com essa medida não é cortar despesas e sim torná-las sustentáveis. Em resposta a deputados da oposição que acusam o governo Michel Temer de querer prejudicar as áreas sociais, Meirelles lembrou que o teto é global e que caberá ao Congresso definir a alocação dos recursos do Orçamento.

? Não é corte (de gastos), é estabilização. A alocação dos recursos dentro do Orçamento será prerrogativa do Congresso. É a mesma regra que vale para as famílias. Quando estamos gastando muito mais do que ganhamos, não adianta ficar só reclamando do custo do dinheiro, temos que controlar as despesas ? disse Meirelles.

O deputado Patrus Ananias (PT-MG) fez duras críticas à proposta. Citando Karl Marx, ele disse que essa é a ?PEC do desmonte?. O parlamentar disse ainda que a medida atende a uma ?defesa de interesses?. O ministro da Fazenda rebateu citando o escritor Nelson Rodrigues:

? Eu vou responder o senhor citando o Nelson Rodrigues. Ele escrevia que nada é mais brutal do que o fato. O fato concreto é que o Brasil está hoje em recessão, com desemprego aumentando, com a renda da população caindo. E tudo isso com aumento enorme das despesas públicas. Conheço bem a visão de que tudo se resume à defesa de interesses, mas existe o interesse coletivo. A melhor política social é a de criação de emprego e a pior é aquela que aumenta o desemprego.