Cotidiano

Meirelles antecipa volta ao Brasil para se reunir com Temer

INFOCHPDPICT000063431625BRASÍLIA – O presidente Michel Temer chamou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para voltar mais cedo de uma sua folga, em Nova York, para uma reunião no Palácio do Planalto que começou no início da noite desta terça-feira. O tema do encontro não foi informado, mas as especulações apontam a questão das dívidas dos estados e a segunda rodada da repatriação de recursos mantidos ilegalmente no exterior como principais assuntos. Também participa da reunião o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.

Mais cedo, o secretário-executivo da Fazenda, Eduardo Guardia, encontrou-se com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para discutir uma fórmula para que sejam reintroduzidas contrapartidas dos estados na renegociação das dívidas desses entes da federação com a União. Em votação na Câmara, o projeto de recuperação fiscal dos estados foi aprovado garantindo a suspensão do pagamento das parcelas das dívidas dos estados e retirando as contrapartidas que os governos estaduais deveriam assumir em troca do benefício.

Além da renegociação das dívidas, Temer e os titulares da equipe econômica devem tratar da segunda rodada da repatriação, cujos recursos serão repartidos entre os cofres da União e dos estados e municípios. Em discurso ao lado do governador de Alagoas, Renan Filho, hoje pela manhã, Temer defendeu que, além dos impostos, estados e municípios também recebam uma parcela das multas aplicadas a quem aderir à lei de repatriação.

? Nessa segunda chamada (da repatriação) nós já estamos introduzindo a obrigação de que não só apenas na multa, não só apenas no imposto, mas também na multa haja uma divisão com estados e municípios. De modo a gerar mais dinheiro para os estados e municípios ? disse Temer em Maceió.