Cotidiano

Meio Ambiente promove ação de limpeza no Lago Municipal

Com o apoio do Clube Regatas de Canoagem (CRC), Sanepar, equipes operacionais da SEMA e voluntários, a ação acontece o dia todo desta quinta-feira

Meio Ambiente promove ação de limpeza no Lago Municipal

“Os resíduos não destinados corretamente podem trazer consequências grandes ao meio ambiente, em especial aos nossos rios”. Essa é a frase enfatizada pelo Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth na ação de limpeza do leito do reservatório do Lago Municipal, que ocorre nesta quinta-feira (3).

Após as chuvas intensas no final do mês passado, diversos materiais que deveriam ser descartados acabam parando nas galerias pluviais e automaticamente atingindo nascentes, lagos e rios. “O adulto conscientizado quanto à responsabilidade do resíduo produzido por ele, será incentivador cada vez mais para que as nossas crianças também ajudem a cuidar do meio ambiente”, acrescentou o secretário.

Equipes operacionais da roçada, limpeza e poda de árvores realizam o trabalho durante toda esta quinta-feira. Já a equipe do Clube Regatas de Canoagem (CRC) disponibilizou 25 atletas que irão providenciar a limpeza dentro do reservatório do lago, com apoio de botes e catamarãs.

“O lago municipal é para nós, motivo de muito orgulho não só pela sua beleza, mas também porque nos proporciona competições esportivas, que atraem atletas de outros Estados e também esportistas estrangeiros”, destacou a presidente do CRC, Sueli Vergutz.

“Graças ao apoio do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nei Hamilton Havertoh e do Prefeito Leonaldo Paranhos temos nos dedicado a representar bem a nossa cidade e também cuidar desse espaço digno de respeito ambiental”, congratulou.

 

12 toneladas de lixo

Em setembro de 2021, durante ação conjunta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sanepar, Copel, ONG Amigos dos Rios, Clube Regatas Cascavel, Rotary Clube Integração e voluntários da cidade, pelo menos 12 toneladas de materiais foram coletados no entorno do Parque Paulo Gorski. Mais de 80% do material encontrado deveria ser descartado através da logística reversa (caso dos pneus, eletrônicos), plásticos e seus componentes (tampinhas de garrafa, vasilhas, latinhas), nesse caso para um dos Ecopontos do Município.

 

fotos: Vanderlei Faria/Secom