Cotidiano

Meio Ambiente faz votação popular para escolher o nome da nova Unidade de Valorização de Recicláveis do bairro Porto Belo

Indicações feitas por entidades até o dia 21 de maio apresentaram dois nomes de pessoas que contribuíram com projetos para a melhoria da qualidade de vida na cidade

Meio Ambiente faz votação popular para escolher o nome da nova Unidade de Valorização de Recicláveis do bairro Porto Belo

A votação que dará nome à nova Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) do bairro Porto Belo, a partir da indicação de entidades de Foz do Iguaçu, empatou com dois nomes de pessoas que contribuíram com projetos para a melhoria da vida dos moradores da cidade: o líder comunitário dos bairros Porto Belo e Jardim Califórnia, Custódio Emídio, e a catadora de materiais recicláveis Graciela Mara Barboza de Oliveira.

Para o desempate, a votação será aberta a partir desta segunda-feira (31) a toda a população de Foz, por meio do Facebook da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (https://www.facebook.com/secretariademeioambientefoz/).

Custódio Emídio foi idealizador da primeira horta comunitária do bairro Porto Belo. Também foi representante e atuante nas ações de apoio a manutenção de pontos de ônibus, meio-fios e áreas verdes e declaradamente apaixonado por Foz do Iguaçu. Já Graciela Mara trabalhou no antigo lixão da cidade, onde garimpava para retirar o sustento da família. Moradora do bairro Porto Belo, era conhecida pela alegria e pelo sorriso contagiante.

O objetivo do concurso para a escolha do nome da UVR é prestar homenagem a personalidades que tenham contribuído no desenvolvimento de projetos de melhoria na vida dos moradores de Foz do Iguaçu. Foram recebidas sete indicações, sendo uma desclassificada por não cumprir o critério de indicação por instituição.

A votação ficará aberta até sexta-feira (4) e o nome escolhido para esta e as demais UVRs, será divulgado no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho (sábado).

Sobre o Programa

Lançado em junho de 2018, o Programa Municipal de Coleta Seletiva é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A coleta é serviço essencial à população e já apresenta como resultados a redução de 3.979 toneladas de materiais destinados ao aterro sanitário, o aumento na geração de renda das catadoras e catadores integrados ao programa, bem como a melhoria das condições de trabalho dos mesmos.

As unidades de triagem representam a modernização da política de gestão de resíduos do município, pois contam com um sistema mecanizado para o processo de triagem, enfardamento e armazenamento dos materiais recicláveis oriundos da coleta seletiva, até a sua comercialização. O sistema melhora as condições de trabalho, a renda dos trabalhadores e aperfeiçoa os processos de logística.

A Prefeitura de Foz, em parceria com a Itaipu Binacional e o Governo do Estado, está investindo em reformas e ampliação das unidades de triagem, bem como na aquisição de equipamentos e veículos para a coleta, triagem e destinação dos resíduos recicláveis domiciliares. Além disso, o Município firmou contrato para o pagamento pelos serviços ambientais prestados pelos catadores, uma reivindicação histórica dessa classe trabalhadora e prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A coleta seletiva atende a área residencial urbana, a área rural e os prédios públicos municipais uma vez por semana, com coleta porta a porta, conforme pode ser consultado no mapa disponível em: https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1E3YnhOna2K_K-9c-09q_43SkmrsWngUp&ll=-25.518941755308166%2C-54.53097126220179&z=12.