Cotidiano

Meio Ambiente faz mutirões para limpar praças e parques

Trabalho envolveu ainda outras secretarias visando a recuperação e a conservação de espaços públicos

Um verdadeiro mutirão está sendo realizado em parques, praças e rotatórias para deixar a cidade mais limpa e mais bonita.  Nos últimos dois dias os trabalhos foram concentrados no Parque Frei Alceu, no Jardim Porto Alegre, de onde a administração municipal havia recebido várias reclamações de abandono do espaço público. Do Parque foram retiradas quatro cargas de caminhão de restos de entulhos, grama, galhos de árvores e demais materiais. Foram utilizadas diversas máquinas, entre elas caminhões e pá carregadeira para a limpeza e retirada de lixo.

 Os banheiros do Parque Frei Alceu foram interditados. Eles estão com problemas no encanamento. Pias, vasos e caixas d’água foram destruídos. “Não tem como apenas fazer uma melhoria. Precisará uma reforma completa para deixar em condições de uso. Por isso optamos por interditar neste momento e fazer um projeto para a reforma completa”, explicou Nelson Ferreira, diretor operacional da Secretaria do Meio Ambiente.

Durante dois dias, cerca de 20 pessoas trabalharam no local para a limpeza completa do espaço público, que é bastante usado, principalmente por moradores do  Jardim Porto Alegre e adjacências para atividades esportivas, recreativas e de convívio com as pessoas e a natureza.

Paralelamente também está sendo feita uma limpeza geral em outros parques como do Povo e o Parque Ecológico Diva Paim Barth. Do Parque Ecológico, onde está sendo realizado o programa Agita Verão, em parceria com o Sesc Lazer Verão, foram recolhidos diversos materiais como garrafas e rolhas, entre outros materiais deixados por usuários durante o Reveillion Popular, realizado na virada do ano. Os banheiros do Parque Ecológico igualmente tiveram alguns reparos e foi feita a limpeza das pichações e pintura interna e externa.

 No Parque das Aves, junto ao Horto Florestal, o material existente era mais antigo. Foram recolhidas pelo menos três cargas de caminhão com diversos materiais, incluindo restos de construção civil, madeira, pneus, entre outros materiais.

No Parque do Povo a atenção inclui também os canteiros de flores. Está sendo feito o corte de grama, retirada de lixo e o ajardinamento dos canteiros, com o plantio de flores.  Os parques da Sanga Panambi, Sanga Pinheirinho, Arroio Marreco, entre outros locais, também estão sendo limpos.

Conforme o vice-prefeito, responsável pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, João Batista Tita Furlan, a administração municipal encontrou uma situação de abandono em vários parques, praças, entre outros locais públicos. Os locais estão sendo gradativamente recuperados e deverá ser feito um reestudo e planejamento das atividades para a sua manutenção.

Segundo o secretário, é fundamental manter estes espaços limpos e bem conservados, para permitir que os usuários desfrutem estes locais e também ajudem a conservá-los. “Se uma pessoa encontra um espaço limpo e bem conservado ela vai se sentir melhor para fazer a sua caminhada, o seu passeio em família. Ela também vai se apropriar deste espaço, que é público e seu, e ajudar a cuidar. Com certeza será um exemplo que também vai servir para a sua vida pessoal, contribuindo para cuidar bem dos seus próprios espaços, deixando a cidade ainda mais bonita e agradável de se viver”.