Cotidiano

Meio Ambiente detalha contrato com a Fipe ao Observatório Social

Um dos questionamentos feitos pelo Observatório foi sobre o fato de não ter sido escolhida uma empresa ou universidade local para o estudo técnico

Meio Ambiente detalha contrato com a Fipe ao Observatório Social

O secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, e o diretor de Conservação Ambiental e Bem-Estar Animal, Ailton Lima, apresentaram ao Observatório Social, na tarde dessa terça-feira (25), detalhes do contrato com a Fipe (Fundação de Pesquisa Econômica), responsável pelo estudo técnico que irá balizar o processo de licitação do contrato do novo sistema de gestão de resíduos em Cascavel.

Um dos questionamentos feitos pelo Observatório foi sobre o fato de não ter sido escolhida uma empresa ou universidade local para o estudo técnico. Haveroth explicou que, quando foi iniciado o processo de escolha, estava aberto para empresas de Cascavel, mas a proposta que mais se encaixou nos termos de referência para a contratação foi a da Fipe, pela expertise que possui em estudos semelhantes, inclusive em grandes cidades do Brasil.

“Nós temos os técnicos dentro do município, porém, todos têm o seu trabalho do dia a dia, suas dificuldades. O Município quis buscar um trabalho de isenção, de neutralidade, também trazendo experiências de outras regiões para que esse novo modelo de gestão de resíduos seja sustentável, viável economicamente e social, e, principalmente, com ganho ambiental”, destaca o secretário.

José Polasek, do Observatório Social, destacou a condução dos trabalhos: “Nós concordamos com o que foi dito [na reunião] porque já está contratado, já estão realizando o trabalho e, pelo cronograma efetivo de entrega do serviço, a gente vê que vai ser um trabalho minucioso e bem elaborado”.

O contrato com a Fipe foi assinado no dia 7 de maio e a Fipe já encaminhou o plano de trabalho. Na semana passada, houve uma visita técnica da Fundação que fez um levantamento dos diagnósticos do serviço atual.