Cotidiano

Meio ambiente: Cartilha vai ensinar como captar recursos

O Ministério do Meio Ambiente vai publicar, em parceria com a Itaipu Binacional, cartilha para facilitar a captação de recursos para projetos ambientais nos municípios. O material servirá de apoio para o treinamento dos gestores municipais inscritos no Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais.

Com aproximadamente 160 páginas, o caderno Fontes de Financiamento para Educação Ambiental terá tiragem inicial de dois mil exemplares para, em conjunto com a versão online, orientar os gestores municipais de todo o País a buscar recursos aos projetos ambientais. A cartilha reúne mais de 100 fontes de financiamento, brasileiras e estrangeiras, e mostra as formas para preencher os requisitos e captá-las.

“Existem muitos recursos disponíveis em assuntos como, por exemplo, as questões climáticas. Devemos aprender a fazer esses recursos chegarem aos municípios”, explicou o secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Edson Duarte. “É preciso que os gestores saibam quais são os recursos, onde eles estão e como chegar até eles”.

Capacitação

O tema da captação dos recursos foi o enfoque dado na primeira turma de capacitação do PNC, no Paraná. O programa, lançado no Estado pelo MMA, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e pela Itaipu vai atingir os 399 municípios paranaense, dividido em sete regiões.

Os representantes dos 52 municípios da região, além de Mundo Novo e Altônia, se reuniram para a aula presencial, no auditório do RBV. Após o encontro de 16 horas, a formação continuará em outras 80 horas a distância, em setembro. Serão tratados temas como licenciamento ambiental, financiamento de projetos, gestão hídrica, recursos climáticos e Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, entre outros.