Cotidiano

Medo e insegurança no Parque São Paulo

É durante a noite que os moradores das Ruas Joaquim Távora e Prudente de Morais, no Bairro Parque São Paulo, região centro-sul de Cascavel, que se sentem mais ameaçados e inseguros. Isso porque um grupo de andarilhos permanece por toda a madrugada nas escadarias de um estabelecimento comercial usando os mais variados e pesados tipos de drogas. Muitos até conversam alto sobre roubos, furtos e até assassinatos já realizados.

Leandro Oldani mora há seis anos no bairro e já presenciou cenas angustiantes: “Todo fim de ano alguns detentos que recebem indulto vêm aqui para usar drogas e falam cada coisa que nos assusta. Falam em matar, roubar. Eu viajo bastante e me preocupo com minha esposa que fica em casa sozinha”.

Oldani lembra de um episódio ainda mais preocupante: “Meu vizinho teve a casa arrombada por um grupo desses no ano passado. A sorte é que a residência possui alarme, o que os impediu de entrar e levar seus pertences”, conta.

Uma moradora que pediu para não ser identificada relata que a orientação às netas adolescentes é de que evitem sair à noite na rua, principalmente nesse cruzamento. “Eles usam muita droga, sentimos o cheiro dentro de casa. Tenho medo que, ao estarem sob o efeito de alguma substância, possam fazer algum mal a elas”.

Oldani diz que várias vezes já acionou a Polícia Militar para que os usuários deixassem o local. A patrulha, feita quase que imediatamente após as ligações dos moradores, pouco adianta, já que na noite seguinte o grupo novamente se reúne. O último “encontro” aconteceu na segunda-feira (24). “Depois que a PM passou, uma pessoa só ficava aqui. Mas logo eles se juntaram novamente”, lamenta.