Opinião

Medo de dirigir acomete 90% das mulheres, diz pesquisa

Medo de ferir alguém, de se machucar ou morrer e até mesmo de danificar o veículo ou outros bens estão na lista de temores entre as mulheres

Medo de dirigir acomete 90% das mulheres, diz pesquisa

 

 

Enfrentar o trânsito, embora pareça uma atividade simples, é motivo de pânico para muitos motoristas. Levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) apontou que essa insegurança atinge pelo menos dois milhões de brasileiros e que 80% são mulheres. Esse número é até maior, segundo a Clínica de Psicologia do Trânsito (Psicotran), de Curitiba. “O medo de dirigir acomete mais mulheres do que homens. São 90% mais [mulheres]”, afirma a psicóloga Salete Martins, citando a pesquisa feita entre os anos de 2009 e 2018. E elas são muitas no trânsito nacional: conforme o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até março do ano passado, elas figuravam com 35% do total de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) válidas no País. Eram 25,8 milhões de motoristas mulheres circulando por aí.

O receio de ferir alguém, de se machucar ou morrer e até mesmo de danificar o veículo ou outros bens são apontados como os principais na lista de temores entre as mulheres motoristas. Salete Martins vai tratar do tema ao longo do mês de março, na ação batizada “Bellas na Direção”, organizada pela BellosCar, em Curitiba/PR. Sobre o medo de dirigir, a psicóloga fala com maiores detalhes, dados e cases na palestra “Supere o Medo de Dirigir”, marcada para o próximo sábado (12). A profissional dá um spoiler e garante: o medo tem cura. “O medo é multifatorial. Pode ser por questões ambientais, culturais, um trauma, por isso a importância de uma avaliação de um especialista. É necessário fazer tratamento, para tratar a dor emocional e as dificuldades que geram ansiedade e medo no trânsito”.

Os bloqueios no trânsito também têm relação com a ansiedade e, na prática, se transformam no medo de perder o controle do carro, em estacionar entre dois carros e também no receio de atrapalhar os outros motoristas ou o próprio trânsito. Entendendo bem de carro e da importância de saber ao menos o básico sobre os cuidados com o veículo, os profissionais da Bellos darão mais uma forcinha para as mulheres neste mês especial. “As mulheres não podem e nem ficam mais reféns dos maridos, dos companheiros ou de qualquer outro homem. Elas podem e devem conhecer sobre seus veículos, tendo autonomia e conhecimento para enfrentar desafios e viver com tranquilidade uma longa viagem, por exemplo, ou simplesmente a rotina de um trânsito mais complexo”, diz Ramon Lemes, gestor de Marketing.

 

SERVIÇO

Palestra “Supere o Medo de Dirigir”

12 de março, 9h e 15h, Espaço Bello’s, Curitiba/PR

Plantão de Dúvidas sobre Mecânica Básica para Mulheres

26 de março, 9h e 18h, Espaço Bello’s, Curitiba/PR

 

 

Crédito: Divulgação