Saúde

Medidas restritivas já alcançam boa parte das cidades do Paraná

Indicadores coletados diariamente pela Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu comprovam a necessidade de medidas mais restritivas de circulação

Medidas restritivas já alcançam boa parte das cidades do Paraná

Foz do Iguaçu – Não é só em Foz do Iguaçu. As medidas restritivas já alcançam boa parte das cidades do Paraná. No extremo oeste, as nove cidades da 9ª Regional de Saúde – Foz, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Itaipulândia, Serranópolis do Iguaçu, Missal e Ramilândia – tomaram a decisão conjunta para refrear o aumento de casos de covid-19 e evitar o colapso do sistema de saúde.

Indicadores coletados diariamente pela Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu comprovam a necessidade de medidas mais restritivas de circulação. Houve aumento galopante na taxa de reprodução do vírus, na média móvel e também na taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para covid-19 do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que é referência no atendimento de casos graves da doença para Foz do Iguaçu e todos os demais municípios da Regional.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, reforçou que o Paraná continua no “fio da navalha”. “A vacinação continua, mas ainda não temos remédio efetivo, farmacológico, não medicamentoso para combater a covid-19. Portanto, só temos três saídas: o isolamento familiar, distanciamento social e a higiene”.

“O fato de estarmos vacinando não quer dizer que podemos relaxar. Enquanto não vacinarmos 60% da população, para diminuir de forma drástica a transmissão, temos que tomar cuidado para não ter uma terceira onda”, complementou. A ocupação de UTIs do Paraná não baixa de 95% com mais de 550 pacientes na fila por leito de internamento.

Decisão conjunta – O prefeito Chico Brasileiro disse que a decisão de determinar novas medidas restritivas foi das nove cidades do extremo oeste e que os gestores se preocupam em tomar medidas que impactam na vida econômica das pessoas: “Nenhuma pessoa em sã consciência gostaria de tomar essa atitude. Agora, sou guiado pela ciência e pelo conhecimento, pelas informações técnicas e confio muito na nossa equipe técnica que desde o início trabalhamos e fazemos o melhor para ter um controle dessa pandemia”, disse, ressaltando que o Brasil está com atraso na vacinação.

Como exemplo para tomar as medidas, o prefeito citou que Curitiba está voltando a fechar restaurantes no fim de semana, que o Paraná inteiro está vivendo uma situação difícil e é provável que outros municípios retornem com o fechamento do comércio nas próximas semanas. “A doença não parou e devemos tomar as medidas com responsabilidade. Eu não posso ficar vendo as pessoas esperando o leito, não posso ver leitos de UTI 100% ocupados e ficar achando que é normal. Tenho que tomar atitudes e as atitudes são baseadas nas informações técnicas”, ressaltou.