Saúde

Médicos paraguaios pedem quarentena total para conter avanço da covid-19

Falta de insumos e lotação de UTIs preocupa médicos que trabalham no enfretamento à pandemia

Médicos paraguaios pedem quarentena total para conter avanço da covid-19

Com hospitais colapsados, o Círculo de Médicos do Paraguai pede para que o governo tome medidas mais restritivas para conter a segunda onde da pandemia no país. Dra. Glória Meza, titular do associação, disse que o país precisará de pelo menos duas semanas de quarentena para conter o avanço do vírus.

A médica informou que os hospitais não estão sendo abastecidos, faltando insumos e medicamentos, além da falta de ambulâncias. “Colapsamos em tudo. É preciso impor um retrocesso total, voltar com a fase zero por pelo menos duas semanas, para que se alivie um pouco essa situação, ou iremos de mal a pior. Tivemos um ano para pensar medidas administrativas para que não acontecesse o que está acontecendo”, disse.
Dra. Glória criticou a falta de apoio do governo à classe médica e má gestão pública. “Estamos tentando resolver os problemas como podemos. O que aconteceria se dissermos que vamos pra casa?, fazendo greve como fazem os transportistas?. Não temos plano de saúde, não recebemos subsídio por trabalho insalubre e nosso salário é miserável. O que podemos fazer?”, indagou a médica paraguaia.
Com 3.239 mortes decorrentes da covid-19, o país registra um aumento no número das contaminações nas últimas seis semanas, com ocupação de 100% nos leitos de UTIs em todo o país. No último mês, o país recebeu as primeiras 4 mil doses da vacina contra a Covid-19 produzida na Rússia. Não há data para a chegada de um segundo lote.
Fonte: Rádio Cultura de Foz