Saúde

Médico Infectologista reforça: máscara, álcool em gel e distanciamento social salvam

A infecção pela covid-19 na população economicamente ativa assinala que o vírus continua fortemente circulando entre as pessoas, em especial, àquelas que não cumprem a chamada "etiqueta respiratória"

Médico Infectologista reforça: máscara, álcool em gel e distanciamento social salvam

Neste semana, a Secretaria de Saúde de Cascavel apresentou o Informe covid-19, onde em um dos seus gráficos mostra a chamada “população economicamente ativa” como a maior propagadora do novo coronavírus. Essas pessoas estão na faixa etária entre 30 e 39 anos e representam quase 25% da população infectada pela doença.

O médico infectologista do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias do Município, Dr. Roberto Ferreira Oizumi, detalha que essa população é a mais acometida justamente por ser aquela que tem que ir trabalhar e, consequentemente, acaba tendo maior contato com outras pessoas, seja no ambiente de trabalho ou no seu deslocamento.

“Locais e pessoas que não se prepararam adequadamente para manter o distanciamento e as demais recomendações acabam sendo os mais afetados”, alerta.

Outro enigma da presença do vírus no Brasil é quanto à propagação em diferentes estações e regiões climáticas adversas. Lembra-se que o primeiro caso confirmado de Covid ocorreu em fevereiro, no Estado de São Paulo; no Paraná ocorreu a partir do mês de março, em Cascavel também no mesmo mês.

“A temperatura parece não influenciar na propagação da doença, haja vista o aumento expressivo no número de casos que tivemos nos últimos dias com altas temperaturas, de magnitude comparável ao pico que tivemos no inverno.”, enfatizou Dr. Roberto.

 

Etiqueta respiratória

Diante desse quadro, o infectologista enfatiza a necessidade de obedecer a chamada “etiqueta respiratória” de proteção contra a covid-19.

“Sempre que tocar em superfícies ou em outras pessoas, antes e depois de manusear a máscara e sempre que tossir, espirrar ou colocar a mão no nariz ou na boca – faça a higienização das mãos com alcool em gel 70%”, orienta.

“Utilizar sempre a máscara quando for sair de casa, colocá-la de forma que cubra o nariz e a boca, escolher um modelo que fique o mais confortável possível e que adapte bem ao seu rosto para evitar manuseá-la excessivamente. E sempre que for ajustá-la higienizar as mãos antes e depois”, finaliza o médico infectologista.

A Secretaria de Saúde de Cascavel não mede esforços quanto a oferecer os serviços necessários para atendimento de casos sintomáticos ou assintomáticos (call center, unidades exclusivas, UPAS). No entanto, a responsabilidade individual (cidadãos e comerciantes) deve ser não só uma obrigação de cuidar um do outro, mas uma forma pró-ativa de evitar a propagação do vírus.