Cotidiano

Médicas cubanas começarão a atender nas Unidades Básicas de Saúde

As quatro profissionais vieram através do Programa Mais Médicos após o pedido da prefeita Inês Weizemann ao ministro da Saúde;

A saúde pública de Foz terá o reforço de quatro médicas. As profissionais cubanas começarão a atender na cidade por meio do convênio entre a prefeitura e o Ministério da Saúde através do Programa Mais Médicos e Programa de Cooperação Internacional. A chegada das médicas para atuação nas Unidades Básicas de Saúde atende uma solicitação da prefeita Inês Weizemann ao ministro Ricardo Barros.

A prefeita esteve em Brasília ainda no mês de fevereiro quando solicitou o retorno de 11 médicos que deixaram a cidade no ano passado, após a prefeitura não demonstrar interesse na renovação do Termo de Adesão e Compromisso com o Ministério da Saúde.

“Já recebi a informação do Ministério da Saúde que mais sete profissionais deverão chegar á cidade ainda no mês de abril recompondo o atendimento na Rede de Atenção Básica. É uma ótima notícia para o setor e nós temos a agradecer por esta atenção dada pelo ministro a nossa cidade”, comemorou Inês.

Hoje Foz possui 28 UBS e conta com 19 médicos do Programa Mais Médicos. A cidade já teve 26 atuando na rede básica. Além de cubanos, há também profissionais de outros países, e também brasileiros que se formaram no exterior.

Expectativa

Hoje (04), as quatro profissionais participaram um treinamento na Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, antes de começarem a atuar nas unidades. Segundo a coordenadora municipal do Programa Mais Médicos em Foz, Laura Cirilo de Oliveira, enquanto os médicos ainda não começam a trabalhar, é realizada a fase de recolhimento dos documentos e auxílio na acomodação deles na cidade.

“Estamos na fase de recolher a documentação delas, agilizar a lotação delas dentro do município, pois vão alugar um imóvel e colocar móveis na casa. Vamos levá-las para conhecer alguns pontos de atenção da rede, além das unidades básicas, também urgência e emergência, unidade hospitalar para elas entenderem onde estarão encaminhando os pacientes”, explicou.

Médica há três anos, a cubana Ysel Salazar Lowry está pela primeira vez no Brasil e aguarda com muita expectativa o início dos trabalhos em Foz do Iguaçu. “O que me motivou foi poder ajudar o povo brasileiro e pessoas que não têm condições de pagar por um atendimento médico e também conhecer a cultura, a forma de vida e as experiências com outros profissionais da saúde”, destacou.

Funcionamento

No Termo de Adesão e Compromisso pactuado com o Governo Federal, assinado em 2013, a prefeitura é responsável por um recurso pecuniário para auxílio moradia e alimentação, enquanto o Ministério da Saúde paga os salários dos profissionais. A área de atuação dos profissionais do Programa é apenas nas Unidades Básicas de Saúde, onde existe uma grande demanda de pacientes.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez de profissionais.