Saúde

Média móvel de mortes cai 52,2%

Em Cascavel, a queda da média móvel de casos foi destacada pelo secretário de Saúde do Município, Thiago Stefanello

Média móvel de mortes cai 52,2%

Cascavel – Dados do Boletim diário divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde mostram que a média móvel, de sete dias, de mortes por covid-19 registradas no Paraná nessa terça-feira (20) caiu 52,2% em relação ao registro de 14 dias atrás.

Já a média móvel de casos teve queda de 17,9% em relação na mesma comparação. A média móvel é calculada com base nos registros por data de registro, não de divulgação dos dados.

Em Cascavel, a queda da média móvel de casos foi destacada pelo secretário de Saúde do Município, Thiago Stefanello. “O fortalecimento das campanhas de divulgação nos meios de comunicação para que os jovens aumentem os cuidados em relação à covid-19, o aumento na fiscalização em locais de aglomeração pela Secretaria Municipal de Finanças, seguido do fechamento de diversos estabelecimentos, e o decreto que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas após das 21h tiveram impacto importantíssimo na redução de casos. A curva da média móvel desse dia 20 de outubro indica esse declínio de forma muita considerável”, ponderou.

Novos casos

A secretaria também informou ontem mais 1.230 confirmações de pessoas que contraíram o novo coronavírus e 62 que morreram em decorrência de complicações da infecção. Os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Paraná soma 199.785 casos e 4.951 mortos. Há registro da doença em 398 municípios e de mortes por causa da covid-19 em 316 das 399 cidades paranaenses.

Na região oeste, 35.430 pessoas já foram diagnosticadas com a doença e 524 não resistiram às complicações causadas pela infecção e foram a óbito. Ontem foram confirmadas mais três mortes: uma em Cascavel (que soma 154 vítimas da covid-19), a segunda vítima em São José das Palmeiras e a quarta morte em decorrência da doença em Nova Aurora.


Internamentos

Nessa terça-feira, 1.586 pacientes estavam internados em leitos exclusivos para o tratamento da covid-19 no Paraná. Desses, 715 pacientes já tinham o diagnóstico confirmado, sendo 587 deles internados em leitos SUS (271 em UTI e 316 em leitos clínicos/enfermaria) e 128 em leitos da rede particular (39 em UTI e 89 em leitos clínicos/enfermaria). Os outros 871 pacientes internados (395 em leitos UTI e 476 em enfermaria) ainda aguardavam o resultado dos exames.

Apesar da queda constante do número de pacientes internados, a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado se mantém acima dos 50% e de enfermaria, acima de 40%.