Cotidiano

Medalha e certificado de Nobel da Paz são roubados de sua casa na Índia

NOVA DEHLI, Índia – Ladrões entraram na casa do indiano Kailash Satyarthi, Nobel da Paz de 2014, em Nova Dehli, e roubaram a réplica da medalha do prêmio que ele mantinha consigo, informou a polícia nesta terça-feira.

O policial Romil Baniya disse à agência de notícias Reuters que a réplica foi roubada da casa do ativista dos direitos das crianças, pela manhã.

“Nós lançamos uma investigação para apanhar os culpados”, disse Baniya, um vice-comissário da polícia na capital indiana, segundo a Reuters.

Ele dividiu o Nobel de 2014 com a paquistanesa de Malala Yousafzai, por seu trabalho em defesa da educação para meninas no país muçulmano.

Outros presentes e certificados referentes ao prêmio também foram roubados, disse Rakesh Senger, diretor do Bachpan Bachao Andolan, o movimento iniciado por Satyarthi, que está viajando para participar de uma conferência no exterior.

“A fechadura da minha casa estava quebrada e meu certificado e uma réplica da medalha foram tomados junto com algumas outras coisas. Ainda estamos avaliando o que está faltando”, disse ele à BBC.

A medalha Nobel de Satyarthi foi exibida em um museu no palácio do presidente indiano Pranab Mukherjee, depois que o laureado decidiu dedicar a medalha à nação em 2015.

Satyarthi, de 63 anos, desistiu de uma carreira como engenheiro elétrico em 1980 para fazer campanha contra o trabalho infantil. Desde então, ele liderou inúmeros protestos pacíficos e manifestações para chamar a atenção para a alarmante situação das crianças exploradas em troca de dinheiro na Índia.

Este não é o primeiro roubo de uma medalha Nobel. A medalha e o certificado de Rabindranath Tagore, Nobel de Literatura de 1913, foram roubados em 2004 da Universidade Visva-Bharati em Bengala Ocidental, instituição que ele fundou. Nunca mais foram recuperados