Política

Medalha Darci Israel

 

Para valorizar artistas cascavelenses, a Câmara de Cascavel vota nesta segunda-feira pela criação da Medalha de Honra ao Mérito Cultural Darci Israel.

A exemplo do esporte que tem o mérito esportivo Chiquinho Zimermann, o segmento da cultura também passará a ter a condecoração. “Temos muitos artistas atuando com méritos e levando o nome da cidade, merecendo homenagens desta casa de leis”, explica o vereador Carlinhos Oliveira (PSC).

Darci Israel (nascido em Taió – Santa Catarina), falecido em 2009, dedicou 49 anos da sua vida à música e ao rádio. Sua voz foi eternizada pela celebre frase: “Etta Cascavelão!” E deixou um legado cultural como músico, como apoiador e incentivador da música sertaneja.

Darci Israel, com seu irmão Ari Israel, chegou a Cascavel nos anos 50 e aprendeu a tocar gaita com seu pai aos 16 anos. Na comunicação, começou na Rádio Cultura (depois Rádio Colméia) como técnico e ganhou espaço com o afastamento do comunicador Zé Pipoca.

Na TV Carimã comandou programas de auditório que abria espaço e projetava músicos locais. Darci Israel faleceu na véspera do Natal de 2009.