Cotidiano

MEC vai ouvir estudantes e professores sobre mudanças no Enem

BRASÍLIA – O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta quarta-feira consulta pública para saber o que estudantes, professores, pesquisadores e outros interessados acham de possíveis mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São três pontos: a aplicação da prova em um ou dois dias; o formato do exame caso continue sendo realizado em dois dias; e a aplicação da prova em computadores. Há ainda um espaço de até 300 caracteres para sugestões de aprimoramento do Enem.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, voltou a dizer que o Enem não será mais usado como certificado de conclusão do ensino médio. Ele continuará como forma de acesso ao ensino superior, mas, já a partir do segundo semestre de 2017, a certificação de conclusão de curso será por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O Encceja será ofertado inclusive nos presídios. Do Enem 2016, apenas 7,7% do 1 milhão de candidatos que pediram certificação conseguiram alcançar seu objetivo. Entre os presos, o índice foi de 6,7%.

O ministro também negou boatos que circulam na internet dizendo que a redação será excluída do Enem, mesmo que o exame seja aplicado em apenas um dia, como está sendo cogitado. Atualmente, o Enem é feito em dois dias. Até as 12h20 desta quarta-feira, 10 mil pessoas já tinha se manifestado na consulta, que estará disponível até 10 de fevereiro.

Na consulta, o MEC também pede a opinião sobre o formato do Enem casos o exame continue sendo aplicado em dois dias. São três as opções: manutenção do que ocorre hoje (prova no sábado e domingo), aplicação do exame no domingo e na segunda (quando haveria um feriado escolar), ou em dois domingos seguidos. Um dos motivos é evitar submeter os candidatos sabatistas a uma espera de mais de cinco horas, dentro das salas, antes do início das provas, que só ocorre para eles quando o sol se põe no sábado. Segundo Mendonça Filho, a aplicação em um dia também melhora a segurança e reduz custos.

RESULTADO DO EXAME

O MEC também disponibilizou nesta quarta-feira os resultados do Enem. O Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que usa as notas do exame, ofertará 238 mil vagas em 131 instituições, incluindo universidades federais, institutos federais e instituições estaduais. As inscrições, que serão pela internet, começam na terça-feira da semana que vem e vão até a sexta. No momento da inscrição, cada candidato poderá escolher até dois cursos. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de vagas cresceu 4,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

As notas do Enem também são usadas em outros programas, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No caso do Prouni, que concede bolsas em instituições de ensino superior privadas, as inscrições serão entre 30 de janeiro a 2 de feveiro. No caso do Fies, serão de 6 a 9 de fevereiro

No caso dos menores de 18 anos que fazem o Enem apenas como forma de autoavaliação – os chamados treineiros -, os resultados serão publicados em 60 dias. Ao todo, incluindo treineiros e não treineiros, foram 8,6 milhões de inscritos no Enem do ano passado, dos quais cerca de 30% não fizeram a prova.

Segundo balanço divulgado pelo MEC nesta quarta, os estudantes que fizeram o Enem em 2016 tiveram notas melhores em ciências humanas e suas tecnologias. Nesse campo, a média foi de 533,5 pontos, de um total de 1000. Em seguida vêm linguagens e códigos e suas tecnologias (média de 520,5), matemática e suas tecnologias (489,5) e ciências da natureza e suas tecnologias (477,1). Ao considerar apenas os concluintes do Ensino Médio, as médias foram um pouco maior: 536, 523,1, 493,9 e 482,3, respectivamente. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC e responsável pela aplicação do Enem, há uma estabilidade nas notas ao longo dos últimos anos.

A nota zero ocorreu principalmente em matemática e suas tecnologias. Foram 5.734 casos assim. Mas foi nesse mesmo campo a maior nota da prova objetiva: 991,5. Na redação, 77 pessoas conseguiram a nota 1000, enquanto 291.806 zeraram. Os principais motivos para a nota zero na redação foram, na ordem: fuga ao tema,parte desconectada, cópia de texto que já fazia parte do próprio exame, texto insuficiente, texto que fere os direitos humanos, uso de texto não adequado ao que foi pedido.

ATAQUES AO SITE

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, destacou os ataques frequentes ao site do órgão. Por isso, foi tomada uma medida especial para evitar problemas.

? O site do Inep é atacado. E espertamente, o diretor de tecnologia colocou a consulta pública e os resultados em links especiais ? disse Maria Inês.